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Com novos consultórios de telemedicina, Prefeitura de Suzano espera zerar fila da psiquiatria até abril



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Com o objetivo de suprir toda a demanda de atendimentos relacionados à psiquiatria na rede municipal, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde da cidade, implantou dois consultórios de telemedicina na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas André de Abreu, localizada na rua Guaraní, 200, no bairro Jardim Revista.


Com capacidade para receber 500 pacientes por mês, o espaço, de cerca de 30 metros quadrados, promoverá a assistência necessária para zerar a fila de pacientes de toda a região norte em 45 dias e de todo o município até abril. A previsão é da Prefeitura de Suzano.


O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o titular da pasta, Pedro Ishi, acompanhados da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Dulce Ramos, de secretários municipais, vereadores e gestores da unidade, estiveram no local na última segunda-feira (15) para conferir o funcionamento da estrutura. O serviço de telemedicina foi viabilizado por meio de um projeto de lei do vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho.


De acordo com a administração municipal, os pacientes serão referenciados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), assim como as demais consultas de outras especialidades. Inicialmente serão atendidas pessoas que estavam em acompanhamento de psiquiatria, necessitando de reavaliação para acompanhamento clínico, conforme necessidade de manutenção das condutas. Posteriormente, as consultas serão abertas aos moradores da região norte que foram acolhidos nas USFs, sem indicação de acompanhamento presencial ou de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), e que estavam aguardando o início do tratamento. Portanto, para utilizar o serviço de telemedicina, é necessário que seja feita a indicação técnica para essa modalidade de atendimento.


A Prefeitura explicou que os pacientes receberão uma ligação com data e horário para comparecerem no setor de telemedicina e lá serão atendidos por especialistas de modo remoto.

No dia da consulta, serão fornecidas as prescrições, assim como os demais documentos que forem necessários, com marcação da data de retorno. Essa estratégia de atendimento impede que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam afetados pela rotatividade dos profissionais dessa área, preservando o tratamento de todos que precisam do serviço e alcançando ainda mais munícipes, com privacidade, comodidade e conforto.

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