Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba iniciou, na última semana, a Operação ‘Noites Frias’, com o objetivo de ampliar o acolhimento às pessoas em situação de rua durante as noites de baixas temperaturas.
De acordo com a administração municipal, a operação possui três frentes: atendimento na praça central no início da noite, acolhimento no albergue durante a madrugada, além de alimentação e higienização no Centro POP ao longo do dia.
O primeiro atendimento acontece na praça Padre João Álvares, das 18h às 22h, e conta com um espaço para oferecer chocolate quente, chá, cobertores, itens de inverno como luvas, meias e moletons, e transporte para quem desejar ir para o albergue.
O albergue municipal funciona das 19h às 7h, disponibilizando jantar e local para dormir. Durante o dia, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua oferece banho, roupas limpas, café da manhã e almoço, e atendimento especializado.
“Nossa ideia principal é minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a vida da população em situação de rua, especialmente em dias de frio intenso. Para isso, elaboramos uma força-tarefa com o apoio de outras secretarias para reforçarmos esses atendimentos”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.
O plano elaborado pela pasta conta com a parceria da Secretaria de Saúde, do Fundo Social de Solidariedade, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil. O Centro de Saúde 24 horas, na região central da cidade, está com uma equipe direcionada para realizar atendimentos encaminhados pela tenda.
O albergue está localizado na avenida Ítalo Adami, 2.480, Vila Ursulina. Já o Centro POP fica na avenida João Barbosa de Morais, 994, Vila Virgínia.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: