Categorias
MOGI DAS CRUZES

Com 10 casos de dengue em 2020, Mogi prepara mobilização contra o Aedes Aegypti



Após registrar 10 casos confirmados de dengue somente em 2020, a Prefeitura de Mogi das Cruzes prepara para esta semana uma grande mobilização de combate ao Aedes Aegypti na cidade. O objetivo, segundo a administração municipal, é lembrar a população que os cuidados em casa e no trabalho devem fazer parte da rotina de todos, com ações permanentes como remover pratos de plantas, cuidar de piscinas, manter caixas d’água fechadas e eliminar todos os recipientes ou situações que possam permitir o acúmulo de água parada.



“A ocorrência de dengue só será reduzida se os mosquitos não conseguirem mais se proliferar. Sem água parada e sem criadouros não teremos mosquitos e reduziremos os casos de dengue”, afirmou a secretária interina de Saúde, Rosângela Cunha.



Vale lembrar que a dengue é uma doença causada por vírus transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Em 2019, a cidade de Mogi das Cruzes registrou 136 casos da doença – outros 18 exames ainda aguardam resultados.



As atividades da Semana Pense Dengue serão realizadas de 9 a 13 de março e incluem uma atualização para os brigadistas responsáveis pela manutenção dos prédios municipais. O monitoramento precisa ser feito semanalmente pelo grupo instituído por cada unidade, em cumprimento à normativa de 2017. “Queremos que esse exemplo se multiplique e faça parte da rotina de todos os cidadãos mogianos. Em tempos de grande preocupação com outras doenças, como sarampo e coronavírus, não podemos descuidar do combate ao Aedes aegypti”, afirmou o prefeito Marcus Melo.



Durante toda a semana, o tema será divulgado pelos profissionais nas salas de espera de unidades da Estratégia Saúde da Família e Postos de Saúde de Mogi das Cruzes. Na quinta-feira (12), às 14h, será realizada uma videoconferência para educadores e profissionais da Rede Estadual de Ensino. Já na sexta-feira (13) será realizado o Dia D de combate ao mosquito, com vistorias nos imóveis e reforço na divulgação das orientações sobre medidas que devem ser adotadas por todos os munícipes.

O mosquito transmite doenças graves como dengue, chikungunya e zika, podendo se reproduzir em qualquer situação que permita o acúmulo de água parada. “Os últimos levantamentos realizados na cidade mostraram que o principal problema continua sendo recipientes móveis, ou seja, todo tipo de material que deveria ser removido como vasos, baldes e garrafas encontradas dentro dos imóveis vistoriados, especialmente materiais guardados para posterior comércio ou reciclagem”, disse a secretária.

Quem tiver alguma dúvida sobre os cuidados que precisam ser tomados pode entrar em contato com o Núcleo de Controle de Arboviroses no telefone 4794-4343. Já as denúncias devem ser registradas na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.

Dicas para evitar os mosquitos

  • Acabe com a água parada, verificando vasos, garrafas, potes e outros recipientes ou situações que possam acumular água
  • Aplique cloro em pias e ralos
  • Mantenha caixa d’água fechada e piscina tratada regulamente
  • Guarde pneus em locais cobertos
  • Feche bem os sacos de lixo e de materiais para reciclagem
  • Mantenha as calhas limpas
Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *