Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A partir de segunda-feira (3) a coleta seletiva estará restabelecida nas dez cidades do Alto Tietê, informou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). O serviço será reativado com um protocolo de segurança nas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Suzano, que vão se igualar a Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel, onde o recolhimento de recicláveis já está funcionando.
De acordo com o Condemat, antes da pandemia, o Alto Tietê tinha uma média de 1.000 toneladas/mês de coleta seletiva. Como os serviços estão sendo restabelecidos de forma gradativa, o volume nos primeiros meses deverá girar próximo da metade disso – ou seja, 500 toneladas/mês.
Em Guararema, por exemplo, a coleta seletiva voltará na segunda-feira apenas nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). A coleta na porta das residências ainda não tem previsão de retomada.
“Está sendo feito todo um trabalho junto às cooperativas para o atendimento dos protocolos de segurança a fim de garantir a proteção dos catadores e outros profissionais envolvidos na cadeia de reciclagem”, ressalta Solange Wuo, coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Condemat.
Segundo ela, o restabelecimento da coleta seletiva em todo o Alto Tietê é importante para fortalecer o reaproveitamento e a destinação correta dos resíduos, assim como para normalizar a economia entre as centenas de catadores que atuam na região. “Existe um trabalho dos municípios para ampliar a coleta seletiva e esse processo foi prejudicado pela pandemia e a necessidade de interrupção dos serviços nas cidades. A normalização gradativa coloca novamente o Alto Tietê no caminho para fortalecer a economia da reciclagem”, conclui Solange.