Categorias
ALTO TIETÊ

Classificação do Alto Tietê no plano de retomada será reavaliada pelo Estado, diz Condemat



O Alto Tietê está incluído no grupo de regiões que passará pela primeira reavaliação de enquadramento do ‘Plano de Retomada Consciente’, do Governo de São Paulo, na próxima semana, conforme garantiu o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em reunião na tarde de hoje com os prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), Adriano Leite (Guararema) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano). A expectativa é de que a região avance para a fase laranja da quarentena, com a flexibilização parcial das atividades econômicas a partir da próxima quinta-feira (4).



“Temos a certeza de que a nossa região atende aos critérios e, de forma consciente, pode sim avançar para a fase dois já na próxima semana, sem riscos para a saúde da população”, afirmou o presidente do Condemat, prefeito Adriano Leite.



Além do pedido oficial de reclassificação de fase, o Condemat solicitou que os indicadores do Alto Tietê sejam avaliados separadamente da capital e das outras regiões da Grande São Paulo para permitir uma condução mais justa das fases da Retomada Consciente.



“O secretário adiantou que o Estado está trabalhando internamente para separar as regiões de saúde dentro da Grande São Paulo e isso é fundamental para identificar onde estão os gargalos e o que cada região precisa fazer para a mudança de fases. No Alto Tietê, as taxas de mortalidade e de isolamento social são melhores do que as da capital e também trabalhamos com o Estado para que o número de leitos na região seja ampliado a curto prazo”, disse o presidente.



O Condemat é formado por 12 cidades, sendo 11 delas dentro da Grande São Paulo – Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, representando um universo de mais de três milhões de habitantes, o maior contingente populacional depois da capital. O 12º município, que é Santa Branca, fica no Vale do Paraíba.

No anúncio feito pelo Estado na última quarta-feira (27), a capital, por exemplo, foi autorizada a iniciar a flexibilização da quarentena a partir de segunda-feira. Já o Alto Tietê ficou na primeira fase – vermelha, com a permanência das restrições atuais, liberando o funcionamento apenas da indústria e dos serviços essenciais.

“Nosso objetivo é abrir o comércio de forma consciente, com uso de máscara, álcool em gel  e outros cuidados de saúde para que possamos, a partir de quinta-feira, retomar a economia nas cidades do Alto Tietê, concluiu o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi.

Confira o que poderá ser aberto caso o Alto Tietê seja reclassificado na fase 2 – laranja:

  • Construção Civil
  • Indústria
  • Atividades imobiliárias (com restrições)
  • Concessionárias (om restrições)
  • Escritórios (com restrições)
  • Shopping Center (com restrições)
  • Comércio (com restrições)

Foto: Paulo Pavione / Divulgação / Condemat

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: