Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê apresentarão projetos de enfrentamento à pandemia

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) realizará, na próxima terça-feira (14), o primeiro Simpósio de Saúde do Condemat – SISAC, que reúne iniciativas de sucesso da região no combate ao coronavírus, bem como em prol da saúde da população. O evento, que acontecerá em Guararema, será exclusivo para convidados e contará com a presença de autoridades municipais, especialistas em saúde e epidemiologia do Estado de São Paulo.


Idealizado e realizado pelo Condemat, o encontro tem participação das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat Adriana Martins, o encontro é um momento de compartilhar experiências positivas e estreitar os laços entre as autoridades municipais com os governos estadual e federal. “O SISAC irá reunir as melhores iniciativas em prol da saúde pública como forma de exaltar a força da nossa região e criar uma ponte entre governos, o que pode possibilitar maior captação de recursos para a continuidade dos trabalhos”, diz ela.

Leia também:  Homem é preso em Mogi após ser flagrado pela PM com carro furtado em Poá

Salesópolis é responsável por dois projetos do SISAC, mas vão apresentar na mesa técnica o “Projeto Olhe-se”. A iniciativa visa dar maior visibilidade aos trabalhadores da Cooperativa de Recicladores, como forma de gerar a conscientização sobre a saúde, realização de exames periódicos para a promoção da qualidade de vida para toda a população.


Já Santa Isabel realizou o trabalho “Unidade Sentinela”, no qual foram concentrados os atendimentos de casos leves e moderados de Covid-19 em uma unidade básica de saúde como forma de prover acolhimento imediato, diminuir a contaminação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, bem como diminuir o número de agravamento de casos com o tratamento dos pacientes.

A Secretaria de Saúde de Santa Branca inscreveu três projetos e irá fazer a apresentação oral do trabalho “Reabilitação Fisioterapêutica pós-Covid-19”, no qual reforçam a importância do tratamento multidisciplinar para a recuperação total de pessoas que foram acometidas com o Coronavírus no município. Desse modo, é possibilitada maior qualidade de vida e retorno à vida prévia do paciente.

Leia também:  SAT de Guararema tem novas vagas de emprego disponíveis nesta semana

Por último, Suzano, que apresentou cinco projetos ao SISAC, irá apresentar “Gestão aproximada de recursos, garantias seguras às práticas do servidor e ao cuidado digno ao usuário em tempo de pandemia”, que aborda as iniciativas desenvolvidas para garantir a manutenção e abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos na rede municipal de saúde, como forma de fortalecer os atendimentos a todos os pacientes.

Condemat

O prefeito de Guarulhos, Guti foi eleito nesta sexta-feira (10), por unanimidade, o novo presidente do Condemat para o mandato 2022, com o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, como vice-presidente. A posse será no dia 3 de janeiro e Guti substituirá o atual presidente, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano.

Leia também:  Prefeitura de Suzano abre seleção com até 130 vagas de estágio; veja como participar

“É uma grande responsabilidade e satisfação assumir a presidência do Condemat que é um dos consórcios mais importantes do Estado. Nós representamos mais de 3 milhões de habitantes e, assim como os outros presidentes que passaram por aqui, eu terei a mesma dedicação e empenho para contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, disse.

O Condemat é integrado hoje pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. O consórcio representa uma região com três milhões de habitantes e sua estrutura é formada pelo Conselho de Prefeitos e pelas Câmaras Técnicas, integradas por secretários e gestores das principais áreas das administrações municipais.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia: