Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê apresentarão projetos de enfrentamento à pandemia



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) realizará, na próxima terça-feira (14), o primeiro Simpósio de Saúde do Condemat – SISAC, que reúne iniciativas de sucesso da região no combate ao coronavírus, bem como em prol da saúde da população. O evento, que acontecerá em Guararema, será exclusivo para convidados e contará com a presença de autoridades municipais, especialistas em saúde e epidemiologia do Estado de São Paulo.



Idealizado e realizado pelo Condemat, o encontro tem participação das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.



Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat Adriana Martins, o encontro é um momento de compartilhar experiências positivas e estreitar os laços entre as autoridades municipais com os governos estadual e federal. “O SISAC irá reunir as melhores iniciativas em prol da saúde pública como forma de exaltar a força da nossa região e criar uma ponte entre governos, o que pode possibilitar maior captação de recursos para a continuidade dos trabalhos”, diz ela.



Salesópolis é responsável por dois projetos do SISAC, mas vão apresentar na mesa técnica o “Projeto Olhe-se”. A iniciativa visa dar maior visibilidade aos trabalhadores da Cooperativa de Recicladores, como forma de gerar a conscientização sobre a saúde, realização de exames periódicos para a promoção da qualidade de vida para toda a população.



Já Santa Isabel realizou o trabalho “Unidade Sentinela”, no qual foram concentrados os atendimentos de casos leves e moderados de Covid-19 em uma unidade básica de saúde como forma de prover acolhimento imediato, diminuir a contaminação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, bem como diminuir o número de agravamento de casos com o tratamento dos pacientes.

A Secretaria de Saúde de Santa Branca inscreveu três projetos e irá fazer a apresentação oral do trabalho “Reabilitação Fisioterapêutica pós-Covid-19”, no qual reforçam a importância do tratamento multidisciplinar para a recuperação total de pessoas que foram acometidas com o Coronavírus no município. Desse modo, é possibilitada maior qualidade de vida e retorno à vida prévia do paciente.

Por último, Suzano, que apresentou cinco projetos ao SISAC, irá apresentar “Gestão aproximada de recursos, garantias seguras às práticas do servidor e ao cuidado digno ao usuário em tempo de pandemia”, que aborda as iniciativas desenvolvidas para garantir a manutenção e abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos na rede municipal de saúde, como forma de fortalecer os atendimentos a todos os pacientes.

Condemat

O prefeito de Guarulhos, Guti foi eleito nesta sexta-feira (10), por unanimidade, o novo presidente do Condemat para o mandato 2022, com o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, como vice-presidente. A posse será no dia 3 de janeiro e Guti substituirá o atual presidente, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano.

“É uma grande responsabilidade e satisfação assumir a presidência do Condemat que é um dos consórcios mais importantes do Estado. Nós representamos mais de 3 milhões de habitantes e, assim como os outros presidentes que passaram por aqui, eu terei a mesma dedicação e empenho para contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, disse.

O Condemat é integrado hoje pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. O consórcio representa uma região com três milhões de habitantes e sua estrutura é formada pelo Conselho de Prefeitos e pelas Câmaras Técnicas, integradas por secretários e gestores das principais áreas das administrações municipais.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: