Categorias
CULTURA

Centro Cultural recebe 6º Salão de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes



Na noite deste sábado (30) está sendo realizada no Centro Cultural de Mogi das Cruzes a abertura do 6º Salão de Artes Plásticas – Prêmio “Wilma Ramos”. A mostra ocupará a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri até o dia 4 de janeiro e é composta por 28 obras, que foram previamente inscritas pelos artistas interessados e selecionadas pela comissão julgadora do evento.



Assim como em edições passadas, as obras estão divididas nas modalidades acadêmica e contemporânea. São 11 obras da primeira categoria e 17 da segunda. Além de artistas de Mogi das Cruzes e região, também há representantes de outras cidades paulistas e do estado de Minas Gerais.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a edição da mostra deste ano recebeu um total de 75 inscrições, com 173 obras cadastradas. Foram três etapas de análises criteriosas, até que se chegasse à seleção final.



Neste sábado, a partir das 19h, todos conhecerão o resultado final da seleção, com o anúncio dos vencedores e também das menções honrosas. Receberão prêmio em dinheiro os artistas que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar. A Secretaria de Cultura e Turismo também entregará dois diplomas e medalhas de menção honrosa, além de certificados de participação para todos os selecionados.



O Salão de Artes de Mogi das Cruzes é um evento que busca fomentar, promover e difundir a produção artística, além de estimular a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, contribuindo para a formação de público e para a construção da história da arte mais recente no país.

A patronesse do Salão de Artes de 2019 é a artista plástica Wilma Ramos, que faleceu há pouco mais de dez anos, em abril de 2009, aos 68 anos. Nome forte do naïf brasileiro, Wilma Ramos ficou conhecida internacionalmente por seus quadros que retratam o folclore brasileiro e as festividades regionais. Sua primeira exposição aconteceu em 1967, no Salão de Arte Contemporânea de Campinas.

Vale lembrar que o Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro da cidade.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *