Categorias
MOGI DAS CRUZES

Cemitérios de Mogi das Cruzes devem receber cerca de 100 mil visitantes no Dia de Finados



Estimativas da Prefeitura de Mogi das Cruzes apontam que os cemitérios da cidade devem receber cerca de 100 mil visitantes no Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro (quinta-feira).



O horário de funcionamento das três unidades para visitação – Saudade, São Salvador e Sabaúna – é das 8h às 17h. Quem pretende ir de carro deve ficar atento ao caminho, já que algumas interdições serão feitas no trânsito da região.



Entre os dias 1 e 3 de novembro, haverá a comercialização de velas, flores e alimentos de pronto consumo em frente ao Cemitério São Salvador e Cemitério da Saudade. No total, 17 empreendedores foram contemplados para este serviço. De acordo com a administração municipal, para evitar instalação de focos do mosquito transmissor da dengue, não serão vendidos pratos para aparar a água; as embalagens devem ser retiradas dos vasos e jogadas em recipiente adequado.



A consulta de localização das sepulturas pode ser realizada por meio do site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, informando o nome inteiro da pessoa sepultada. O prazo para construção, reforma e pintura em sepulturas já foi encerrado; a limpeza nos túmulos pode ser feita diariamente até o dia 28 de outubro.



A Prefeitura informou que, no dia 2, haverá um plantão em frente à administração do Cemitério São Salvador, onde será feito um cadastro para os munícipes que notarem a falta de alguma placa ou adorno no jazigo de sua família. Recentemente, a Prefeitura recuperou diversas placas de bronze que haviam sido furtadas do local. Os munícipes cadastrados poderão buscar as placas recuperadas em outra data.

“Faremos a entrega em duas etapas justamente para não criar algum tipo de tumulto no dia de Finados. Basta levar a documentação que comprove a posse do jazigo. Pelos menos 300 peças já foram recuperadas pelas ações da administração municipal, com as medidas de reforço na segurança do cemitério adotadas recentemente, com a ampliação de cercas e concertinas e a instalação de câmeras de monitoramento ligadas ao COI”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes, Alessandro Silveira. 

No dia de Finados (quinta-feira, 02/11), o sistema de transporte coletivo terá uma linha especial ligando o bairro de Manoel Ferreira ao cemitério de Taiaçupeba. A medida busca atender a demanda dos moradores deste local. As partidas de Manoel Ferreira serão às 7h30, 9h30, 11h30 e 15h. Já as saídas de Taiaçupeba estão agendadas para 8h30, 10h30, 13h30 e 17h30.

Já as linhas que circulam pelas proximidades dos cemitérios terão indicação no vidro dianteiro para informar a população. As linhas E102 (Jardim Pavão), C106 (Vila Brasileira), E108 (Jardim Universo), E112 (Vila Cintra), E203 (Conjunto Santo Ângelo), C204 (Jardim Aeroporto III), C205 (Parque São Martinho), C207 (Parque Olímpico),  E208 (Vila São Sebastião) e E209 (Porteira Preta) terão a indicação “via Cemitério da Saudade”, enquanto as linhas C402 (Socorro) e E510 (Cezar de Souza) circularão com os dizeres “via Cemitério São Salvador”. Por fim, a linha C405 (Conjunto Residencial Cocuera) terá a indicação “via Cemitério Parque das Oliveiras”.

Além disso, no período de interdição, os ônibus das linhas que passam pelas imediações do Cemitério da Saudade terão alterações. A linha E102 utilizará as ruas Padre Eustáquio e Francisco Rodrigues Passos. Já as linhas C204 e E208 terão rua Severo dos Santos como opção para o período.

Endereços

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: