Categorias
MOGI DAS CRUZES

CCZ de Mogi das Cruzes realiza vacinação contra raiva para cães e gatos de segunda a sexta



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza a vacinação antirrábica de rotina para cães e gatos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na nova sede da unidade.



De acordo com a administração municipal, desde 2020, o Governo de SP suspendeu a campanha anual de vacinação antirrábica, mantendo-a como de rotina. 



Para que o animal receba a vacinação antirrábica no CCZ de Mogi das Cruzes, o tutor do animal deve apresentar documento pessoal e comprovante de endereço do município.



Os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva uma vez por ano e a dose pode ser aplicada em animais com idade a partir de quatro meses, em boas condições de saúde, que não estejam prenhes ou amamentando.



A raiva provoca a inflamação do cérebro (encefalite) e é fatal em praticamente todos os casos. Embora esteja controlada nessas espécies, a vacinação anual é obrigatória por lei e é a principal forma de garantir a manutenção de prevenção e controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana.

“A raiva é uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade. É uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Paula Mateus. 

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na rua Julio Mobaid, s/n, na Vila São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4798-6785, 4798-6917, 4798-6799 e Whatsapp (11) 99897-9307.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: