MOGI DAS CRUZES

Cata-Tranqueira passará por seis bairros da região leste de Mogi neste sábado

A Operação Cata-Tranqueira e a Operação Cata-Pneus, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, passarão por seis bairros da região leste da cidade neste sábado (6), segundo informou a administração municipal.

As equipes vão percorrer o Botujuru, Vila Suissa, Paulicéia, Vila Horizonte, Jardim Juliana e Sabaúna. Os moradores desses locais devem deixar móveis, objetos e pneus que não tenham mais serventia na frente de suas casas na noite anterior ou antes das 7h do próprio sábado.

O Cata-Tranqueira é uma operação realizada ao longo de todo o ano, sempre aos sábados. O objetivo é recolher objetos e móveis não mais utilizados pelas pessoas e dar a eles a destinação correta, colaborando com o munícipe que eventualmente tenha dificuldades para fazer o descarte. A operação atende os bairros conforme um cronograma, disponibilizado no final da matéria.

Já o Cata-Pneus, além de ser um serviço adicional na estrutura oferecida pela Prefeitura para o descarte correto de materiais, contribui para a contenção da proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. O descarte de lixo e materiais recicláveis impacta diretamente nesse controle e os pneus guardados nas residências podem ser alvo de criadouro do mosquito. Por este motivo, a orientação é descartá-los sempre que não tiverem mais utilidade.

Segundo a administração municipal, são cerca de 10 funcionários atuando a cada sábado. O material é removido das calçadas e colocado nos caminhões da operação. Para os móveis mais pesados, uma miniretroescavadeira, do modelo Bobcat, auxilia na coleta. Após os serviços nas ruas, o material é enviado para a destinação final, em aterro legalizado. No caso dos pneus, eles seguem primeiramente para o Ecoponto do Jardim Armênia e depois recebem a destinação correta.

As operações Cata-Tranqueira e Cata-Pneus são serviços essenciais prestados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes. Só não são recolhidos pelas equipes lixo doméstico, roupas e restos de construção civil (entulho). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5706.

Calendário da Operação Cata-Tranqueira 2021

06 de novembro
Botujuru
Vila Suissa
Paulicéia
Vila Horizonte
Jardim Juliana
Sabaúna

13 de novembro
Jardim São Pedro
Jardim das Bandeiras
Conjunto Jefferson
Vila Aparecida
CDHU (TV Diário e Vila Aparecida)

20 de novembro
Aruã Brisas
Aruã Lagos
Eco Parque
Jardim Margarida
Novo Horizonte 
Jardim Piatã I e II 

27 de novembro
Real Parque (Jundiapeba)
Jundiapeba
Nova Jundiapeba
Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti

04 de dezembro
Conjunto Bovolenta
Residencial Novo Horizonte
Vila Cléo

11 de dezembro
Jardim Armênia
Vila Oliveira                  
Jardim São Jorge         
Estância dos Reis        
Socorro                           
Jardim Santa Helena         

18 de dezembro
Socorro Velho
Braz Cubas
Vila Wilson
Vila São Francisco
Vila Estação

Essa notícia foi atualizada em 5 de novembro de 2021 14:24

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP