Categorias
ALTO TIETÊ

Casarão da Memória apresenta peça teatral gratuita sobre as origens de Suzano



A Secretaria de Cultura de Suzano deu início nesta semana às apresentações da peça “As Memórias da Casa”, no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira. A iniciativa é gratuita e aborda a história do município por meio da interpretação de artistas locais.



Disponível para todas as faixas etárias, a obra narra a conversa entre um senhor suzanense e seus dois netos. Ele relembra os diversos episódios que marcaram a história do município, abordando sua fundação, a construção da linha férrea que cruzava a cidade no século passado e até mesmo aventuras inusitadas, como ataques piratas e histórias de amor que fizeram de Suzano o que ela é hoje. A atração será exibida na parte externa do Casarão da Memória, que fica na rua Campos Salles, 547, Centro, nos dias 13, 19, 25, 26, 27 e 28 de outubro, em quatro horários diferentes.



A obra tem 20 minutos de duração e foi criada de forma exclusiva para exibição na unidade. O texto foi escrito pelo coordenador de Literatura da pasta, o dramaturgo Tiago da Silva, a partir de fatos históricos e informações presentes no Casarão. A direção, composição musical, criação de cenário e figurino também foram de autoria da Cultura de Suzano, pelos coordenadores de Música, Carla Shinabe, e de Teatro, Drico de Oliveira.



“A criação da peça foi pensada a princípio para realizar o acolhimento das crianças no espaço e introduzi-las a toda a história que está presente no Casarão da Memória. É uma oportunidade para toda a família, com uma linguagem lúdica, contação de história, teatro de bonecos e objetos e até mesmo abordagem circense, com a figura do palhaço”, explicou o coordenador de Teatro da pasta.



Os interessados em acompanhar a atração teatral devem agendar data e horário por meio do telefone (11) 4748-6949. A medida foi implementada para evitar aglomerações e garantir a segurança de todos os presentes.

Casarão da Memória

O Casarão da Memória passou por revitalização completa no ano passado e foi aberto à visitação para o público em setembro. Ele reúne uma série de exposições, conteúdos audiovisuais, biblioteca com arquivos históricos, acervos fotográficos e composições cenográficas que celebram a história e a trajetória da cidade.

Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a expectativa é que futuramente o espaço receba excursões de escolas da cidade. “A atração resgata o orgulho de ser suzanense e permite que as pessoas conheçam, de forma leve e divertida, as raízes do local onde vivem e os fatores que construíram nossa identidade. Convidamos toda a população para prestigiar este trabalho belíssimo que é uma homenagem não apenas para o município, mas também para diversas figuras históricas que fizeram de Suzano o que ela é hoje”, concluiu.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP