PMMC
A Campanha de Multivacinação continua até o final do mês de outubro nas unidades de saúde de Mogi das Cruzes. O objetivo da campanha é atualizar o calendário de vacinação regular de doses que estejam em atraso em crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A campanha acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todos os postos de saúde de Mogi. É obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre 1º e 18 de outubro, Mogi das Cruzes revisou 4.162 cadernetas de vacinação e imunizou 2.895 crianças e adolescentes. O trabalho faz parte da Campanha de Multivacinação na cidade e representa, até o momento, menos de 5% da população estimada para a faixa etária assistida.
“É muito importante que um profissional verifique a situação das cadernetas das crianças e adolescentes, por isso orientamos os pais ou responsáveis que devem levar seus filhos o quanto antes a uma unidade de saúde”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes. O período de isolamento social tem contribuído para aumentar a baixa adesão à vacinação e queda nos índices de cobertura.
A baixa adesão à imunização contra sarampo, por exemplo, tem sido uma das maiores preocupações em todo o país. A vacina faz parte da Tríplice Viral, que também inclui a proteção contra rubéola e caxumba. A cobertura vacinal este ano está abaixo de 70% na dose de reforço, necessária para gerar os anticorpos contra essas doenças, que podem levar à morte. “São doenças que estão controladas, mas não erradicadas. É muito importante mantermos a prevenção com a vacina”, acrescentou ela.
Essa notícia foi atualizada em 19 de outubro de 2021 15:40