Após repercussão nas redes sociais, a Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba apreendeu, na última semana, um caminhão que havia descartado toneladas de lixo de forma irregular no bairro Rio Abaixo.
De acordo com a Prefeitura, o condutor foi multado em 450 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 15,5 mil, e teve o caminhão apreendido.
A administração municipal informou que a apreensão foi possível com a ajuda de moradores da avenida Vital Brasil, no bairro Maria Augusta. Com o uso de câmeras de monitoramento, os munícipes registraram imagens em que foi possível identificar o veículo transitando em diferentes ruas da região.
“Muitos munícipes nos ajudaram, passaram informações e nós chegamos até os responsáveis. É muito difícil cuidar para manter a cidade limpa e ter gente que vem só para sujar. Itaquá tem lei e isso não será mais permitido”, disse o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues.
A princípio, as denúncias deram conta de que o caminhão veio da cidade de São Paulo. Ao saber que estava sendo procurado, o responsável pelo veículo tentou escondê-lo na cidade de Suzano, afirmou a Prefeitura, acrescentando que os agentes da guarda ficaram sabendo que o mesmo passaria por Itaquá na última quarta-feira (11), quando fizeram a emboscada e obtiveram êxito.
“Saímos a campo durante dois dias e duas noites. Nossa guarda não descansou um momento até identificar o veículo e o condutor. Essa é mais uma prova de que o município tem lei e ela precisa ser seguida. Caso contrário, o infrator será identificado e punido”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
Denúncias que envolvam crimes ambientais podem ser feitas pelo 153.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: