A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, nesta terça-feira (18), a Moção 12/2025, que apela ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), para que sejam tomadas providências urgentes para a reforma ou construção de um novo prédio para o Instituto Médico Legal (IML) do Município. A iniciativa foi do vereador Marcos Furlan (PODE).
O pedido também inclui a ampliação do quadro de funcionários e a modernização da infraestrutura da unidade, que atende não apenas Mogi das Cruzes, mas também outras cidades do Alto Tietê, como Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá.
De acordo com a moção, o atual prédio do IML apresenta sérios problemas estruturais e operacionais, o que compromete a qualidade dos serviços prestados à população. Entre as principais dificuldades apontadas estão a falta de espaço adequado, a superlotação, o quadro insuficiente de funcionários e a ausência de equipamentos modernos, o que impacta diretamente na agilidade e eficiência das perícias médico-legais.
“A gente precisa dar condições de trabalho para as pessoas que ali estão. Temos fotos de infiltrações, vazamentos em azulejos entre outras coisas”, disse Furlan.
O documento foi encaminhado à prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), à secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, e aos deputados estaduais Marco Damásio (PL) e André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).