Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram, na sessão realizada na última quarta-feira (20), a Moção nº 52/2022, de autoria da vereadora Malu Fernandes (SD), que solicita a abertura da ‘Sala Lilás’ na Delegacia de Polícia do município.
A Sala Lilás é um espaço humanizado e especializado de atendimento às mulheres vítimas de violência física e sexual, dentro das Delegacias de Polícia do Estado de São Paulo. Também são acolhidas nas Salas Lilás crianças (de ambos os sexos) e adolescentes do sexo feminino, que tenham sofrido violação de direitos.
“A Sala Lilás é uma estratégia para tentar fazer a ampliação do atendimento 24 horas para vítimas de violência doméstica. Hoje, o Estado tem muita dificuldade em ampliar esse atendimento. A gente faz diversas Moções falando dessa injustiça, que as mulheres precisam ter outros horários para fazer as denúncias”, afirmou Malu Fernandes.
Segundo a Câmara, em Mogi, a Sala Lilás já está instalada e equipada, faltando apenas a sua inauguração para iniciar os atendimentos. O objetivo do espaço é estimular as denúncias e facilitar o acesso à justiça.