A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada na terça-feira (4), a Moção n° 41/2023, de autoria da vereadora Malu Fernandes (SD), que solicita ao Governo de SP a permanência de profissionais de psicologia e de serviço social nas escolas estaduais.
A iniciativa tem como base a Lei Federal n° 13.935/2019, que já prevê o serviço para as escolas das redes públicas de Educação Básica, geralmente sob a tutela dos municípios.
“A Psicologia tem papel importante para a Educação por desenvolver ações que possibilitam a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, esses profissionais são fundamentais para ajudar os estudantes a superar processos de exclusão e de violência, que têm sido crescentes no ambiente escolar”, disse a vereadora Malu Fernandes.
Segundo a Câmara, a Moção de Apelo levou em consideração o episódio que ocorreu na Escola Estadual Professora Lucinda Bastos, no Conjunto Santo Ângelo, em Mogi, na última quinta-feira (30), quando um aluno foi detido por guardas municipais da Ronda Escolar após suspeita de ter entrado na unidade escolar portando um canivete.
A violência nas escolas voltou a ser assunto de destaque após a morte de uma professora a facadas na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na zona oeste da capital, no último dia 27 por um estudante de 13 anos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: