Categorias
MOGI DAS CRUZES

Caio Cunha vai a Salvador e Recife em busca de projetos que possam ser úteis a Mogi



O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, visitou, na última semana, as cidades de Salvador, na Bahia, e Recife, em Pernambuco. Ao lado da presidente do Fundo Social, Simone Margenet Cunha, e de secretários municipais, ele se reuniu com autoridades nas capitais nordestinas e conheceu projetos e iniciativas que possam servir de modelo para ações em Mogi.



“Foi uma viagem bastante proveitosa, em que pudemos conhecer iniciativas voltadas ao planejamento, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento urbano. Também visitamos experiências que as duas cidades estão desenvolvendo para diminuir a desigualdade social. Todas estas informações podem servir para ações que pretendemos criar para atender a população de Mogi das Cruzes”, disse o prefeito.



Na primeira parada da viagem, Caio Cunha, a presidente do Fundo Social de Mogi, Simone Margenet Cunha, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, visitaram o Hub Salvador, iniciativa desenvolvida pela capital baiana para a inovação. “É uma inspiração para o que queremos trazer para a cidade. No mesmo local, estão reunidos serviços de apoio aos empreendedores, suporte às startups, banco de investimento, grandes players e ações em parceria com a iniciativa privada. Ao entendermos o modelo de funcionamento do Hub Salvador, mudamos a nossa perspectiva do que podemos fazer em Mogi, trazendo outros atores para um futuro equipamento como este na nossa cidade”, afirmou o prefeito.



A comitiva mogiana também se reuniu com a vice-prefeita da cidade, Ana Paula Matos, com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes Scarton, com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, e com o vereador André Fraga. Durante estes encontros, foram discutidos projetos voltados ao atendimento social da população, de tecnologia de dados, de desenvolvimento econômico, de empreendedorismo e de capacitação profissional, informou a administração municipal.



“Uma das abordagens de desenvolvimento discutida foi a de alinhar o desenvolvimento conectado a uma forte e diferenciada vertente local, ajustada à vocação do município, e que, a partir disso, potencialize a matriz econômica de longo prazo, fomentando perfis específicos de investidores e empreendedores na cidade”, disse o secretário Gabriel Bastianelli.

Recife

No Recife, Caio Cunha se reuniu com o prefeito da capital pernambucana, João Campos. Ambos conversaram sobre projetos desenvolvidos nas duas cidades e políticas para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Em Pernambuco, a comitiva também teve a participação do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, e do chefe de Gabinete, Lucas Porto. Os mogianos visitaram a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), voltada ao planejamento integrado da cidade e que tem a missão de pensar a capital pernambucana para 2037, quando a cidade completará 500 anos.

“Foi uma experiência interessante, em que pudemos conhecer a estrutura responsável pelo planejamento estratégico de uma das mais importantes cidades do Brasil. É uma iniciativa que servirá de modelo para o que deverá ser implantado em Mogi das Cruzes, para pensar o desenvolvimento de longo prazo da cidade”, disse Lucas Porto. 

Foto: Divulgação

Os mogianos também visitaram o Porto Digital. No local, além de visitar a estrutura física, foi discutida a importância da qualificação profissional e da formação tecnológica em larga escala da população.

Outra etapa da viagem foram as visitas a duas iniciativas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade: os projetos Compaz e Vida nos Morros. Nas unidades destes dois projetos, os mogianos estiveram acompanhados do secretário municipal de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, e do ex-secretário municipal de Inovação Urbana, Tullio Ponzi.

“São iniciativas bem-sucedidas que levam dignidade e serviços para a população. Elas estão bem alinhadas ao projeto da administração, que é ter uma cidade orientada para as pessoas”, disse o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: