Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que reúne informações sobre as famílias brasileiras que se encontram em maior vulnerabilidade social, sendo utilizado pelas três esferas do governo para implementação de políticas públicas que promovam a melhoria da vida dessas pessoas. vulnerabilidade social.
Têm direito a se inscrever no Cadastro Único as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa (R$ 660) ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total (R$ 3.690).
O sistema possibilita que o governo inclua as famílias mais necessitadas em diversos programas sociais e benefícios federais como o Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Auxílio Gás, Água Para Todos (Cisternas), Minha Casa Minha Vida, Carteira da Pessoa Idosa, Isenção de Taxa em Concursos Públicos, entre outros.
O que fazer para entrar no CadÚnico
A inscrição no Cadastro Único pode ser iniciada através da internet, no site do CadÚnico ou por meio do aplicativo. Ela funciona como um pré-cadastro. Depois, o interessado deverá comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em até 120 dias para avaliação complementar e conclusão da inscrição.
A pessoa que se dirigir ao CRAS para conclui o cadastro deve fazer parte da família, morar na mesma casa, ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.
As famílias precisam apresentar ao menos um documento para o cadastro, como Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Como consultar e atualizar o Cadastro Único
As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do Cadastro Único diretamente pelo site ou aplicativo do Cadastro Único.
No site ou aplicativo, a família pode obter um comprovante de cadastramento, clicando em “Consulta Simples”. Nesse caso, basta fornecer alguns dados de identificação da pessoa cadastrada.
A família também pode ter acesso ao cadastro completo e até consultar alguns programas sociais que recebe, como o Bolsa Família e o BPC. Para isso, é preciso clicar em “Consulta Completa”, fazer o login “gov.br” e depois navegar pelos botões do sistema.
É preciso atualizar o cadastro sempre que houver alterações na estrutura familiar, como alterações no endereço, número de telefone, variações na renda, ou eventos como nascimentos e óbitos na família. Desta forma, o governo pode analisar os requisitos para os programas e impedir que as famílias percam o benefício ou sofram algum tipo de bloqueio.
Para a atualização cadastral os inscritos podem acessar o site ou aplicativo do CadÚnico, clicar no menu “Atualização cadastral por confirmação” e seguir as etapas informadas. Em casos mais complexos o sistema pode solicitar o comparecimento do cidadão em uma unidade do CRAS.