Categorias
BRASIL

Cadastro Único: veja o que fazer para entrar, consultar e atualizar o CadÚnico


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

​O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que reúne informações sobre as famílias brasileiras que se encontram em maior vulnerabilidade social, sendo utilizado pelas três esferas do governo para implementação de políticas públicas que promovam a melhoria da vida dessas pessoas. vulnerabilidade social.


Têm direito a se inscrever no Cadastro Único as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa (R$ 660) ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal ​tota​l (R$ 3.690).

O sistema possibilita que o governo inclua as famílias mais necessitadas em diversos programas sociais e benefícios federais como o Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Auxílio Gás, Água Para Todos (Cisternas), Minha Casa Minha Vida, Carteira da Pessoa Idosa, Isenção de Taxa em Concursos Públicos, entre outros.

Leia também:  Ainda não recebeu a 2ª parcela do décimo terceiro? Veja a data-limite para pagamento

O que fazer para entrar no CadÚnico


A inscrição no Cadastro Único pode ser iniciada através da internet, no site do CadÚnico ou por meio do aplicativo. Ela funciona como um pré-cadastro. Depois, o interessado deverá comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em até 120 dias para avaliação complementar e conclusão da inscrição.


A pessoa que se dirigir ao CRAS para conclui o cadastro deve fazer parte da família, morar na mesma casa, ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.

As famílias precisam apresentar ao menos um documento para o cadastro, como Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Leia também:  Aposentadoria por invalidez permanente: saiba quais doenças são aceitas pelo INSS

Como consultar e atualizar o Cadastro Único

As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do Cadastro Único diretamente pelo site ou aplicativo do Cadastro Único.

No site ou aplicativo, a família pode obter um comprovante de cadastramento, clicando em “Consulta Simples”. Nesse caso, basta fornecer alguns dados de identificação da pessoa cadastrada.

A família também pode ter acesso ao cadastro completo e até consultar alguns programas sociais que recebe, como o Bolsa Família e o BPC. Para isso, é preciso clicar em “Consulta Completa”, fazer o login “gov.br” e depois navegar pelos botões do sistema.

Leia também:  Senado aprova limite no salário mínimo e alterações no BPC; veja o que muda

É preciso atualizar o cadastro sempre que houver alterações na estrutura familiar, como alterações no endereço, número de telefone, variações na renda, ou eventos como nascimentos e óbitos na família. Desta forma, o governo pode analisar os requisitos para os programas e impedir que as famílias percam o benefício ou sofram algum tipo de bloqueio.

Para a atualização cadastral os inscritos podem acessar o site ou aplicativo do CadÚnico, clicar no menu “Atualização cadastral por confirmação” e seguir as etapas informadas. Em casos mais complexos o sistema pode solicitar o comparecimento do cidadão em uma unidade do CRAS.

Compartilhe essa notícia: