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Bolsa Família: veja quem tem direito e como se cadastrar no programa em 2024



Desde que foi relançado, no ano passado, o Bolsa Família ainda gera dúvidas em muitos cidadãos, que não sabem se têm direito a receber o benefício do governo federal ou como se cadastrar no programa.



Em sua nova versão, o Bolsa Família trouxe novidades, como o aumento do valor mínimo do benefício, além do pagamento de adicionais para famílias com crianças e adolescentes. Confira a seguir algumas das principais mudanças:



  • Aumento definitivo do valor para R$ 600
  • Adicional de R$ 150 para famílias com crianças de até 6 anos
  • Adicional de R$ 50 para gestantes e crianças com mais de 7 anos e jovens com menos de 18
  • Revisão dos cadastros em busca de irregularidades

Assim como em sua versão original – antes de se chamar Auxílio Brasil, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro – o novo Bolsa Família prevê, ainda, algumas contrapartidas por parte dos beneficiários, sob o risco de suspensão do benefício. Confira a seguir quais são as exigências:

  • frequência escolar para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos das famílias beneficiárias,
  • acompanhamento pré-natal para gestantes,
  • acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças até 6 anos
  • manutenção do caderno de vacinação atualizado, com os imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Quem tem direito

O Bolsa Família é pago a famílias em situação de extrema pobreza (renda familiar por pessoa de até R$ 105) ou pobreza (renda por pessoa de até R$ 218).



Outro requisito do programa de renda básica do governo federal é a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Como se cadastrar

O acesso ao Bolsa Família se dá exclusivamente por meio do CadÚnico, o que não significa necessariamente que todas as famílias inscritas no Cadastro Único receberão o benefício.

Todos os meses, o governo federal realiza uma triagem para identificar famílias que estão recebendo o benefício irregularmente, além de eleger novas famílias para passar a fazer parte do programa. Essas novas famílias são selecionadas por meio do CadÚnico.

O cadastro no CadÚnico pode ser realizado por meio de órgãos de assistência social das Prefeituras Municipais, como, por exemplo, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). As famílias que se enquadrarem nos requisitos devem se dirigir ao local portando os seguintes documentos:

  • CPF
  • Carteira de identidade (RG ou CNH)
  • Carteira de trabalho
  • Título de eleitor
  • Certidão de casamento ou nascimento

Ao menos um dos documentos acima de cada dependente da família deve ser apresentado no CRAS. Por exemplo, o pai deve apresentar todos os documentos mencionados, juntamente com a identidade do filho.

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