Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi possui 16 barragens de minério; três com alto poder de destruição



Os desastres ambientais ocorridos em Mariana/MG e, mais recentemente, em Brumadinho/MG têm despertado a atenção da população dos mais diversos municípios onde existem barragens de minérios como as que se romperam nas cidades mineiras.



Quem chegou a ver as cenas das tragédias na televisão e jornais lamentou muito o ocorrido e, naturalmente, veio a pensar: será que isto pode ocorrer por aqui também?



Infelizmente, a resposta é SIM. Isto porque a cidade de Mogi das Cruzes possui nada menos que 16 barragens de minério espalhadas por todo o seu território!



Três delas estão inscritas no Plano Nacional Sobre Barragem (PNBS), pois apresentam níveis médio ou alto para o poder de destruição em caso de um rompimento: duas exploram granito e estão no bairro da Pedreira, enquanto a terceira explora argila arenosa no distrito do Taboão.



As outras 13 não estão na PNSB porque não apresentam os seguintes requisitos:

  • Altura do maciço, contada do ponto mais baixo da fundação à crista, maior ou igual a 15 metros;
  • Capacidade total do reservatório maior ou igual a 3 milhões de m³;
  • Reservatório que contenha resíduos perigosos conforme normas técnicas aplicáveis;
  • Categoria de dano potencial associado, médio ou alto, em termos econômicos, sociais, ambientais ou de perda de vidas humanas.

Obviamente, é papel do governo e das empresas envolvidas fiscalizar a situação das barragens e evitar que novas tragédias aconteçam. De qualquer forma, cabe à população estar ciente de onde ficam essas barragens, para que possam observar possíveis anomalias e levá-las ao conhecimento do governo ou até da imprensa.

Portanto, esteve próximo(a) a alguma barragem e percebeu algo de estranho? Envie seu relato ao Notícias de Mogi e vamos, juntos, construir uma Mogi das Cruzes melhor!

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *