Categorias
BRASIL

Banco Central: veja como consultar Valores a Receber



Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm aproximadamente R$ 6 bilhões a receber, referente a quantias que ficaram “esquecidas” em bancos e instituições financeiras.



A consulta de Valores a Receber foi liberada pelo Banco Central (BCB) na última terça-feira (28) e já registrou mais de 5 milhões de acessos, sendo que 1,3 milhão tiveram resultados positivos, enquanto outras 3,7 milhões não tinham nenhum recurso a sacar.



A partir de agora, os cidadãos também têm a possibilidade de consultar valores a receber de pessoas falecidas, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.



Segundo o Banco Central, os Valores a Receber vêm de fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado.



Em 2023, foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. Entraram também contas correntes ou poupanças encerradas, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente, e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

A consulta de dinheiro esquecido em instituições financeiras pode ser realizada gratuitamente por meio do site Valores a Receber.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: