A primeira fase de saque de valores esquecidos em instituições financeiras chega ao fim neste fim de semana. Nesta sexta (15), as pessoas nascidas a partir de 1988 poderão fazer a consulta. Já no sábado (16), haverá repescagem para os nascidos a partir de 1984 que perderam as datas para agendarem a retirada.
A partir de domingo (17), o sistema entrará em pausa e passará por uma reformulação, informou o Banco Central (BC), acrescentando que as consultas serão retomadas somente no dia 2 de maio, com novas fontes de recursos esquecidos.
Na primeira fase, foram liberados os seguintes tipos de saldos residuais esquecidos pelos correntistas:
- contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas;
- cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito previstas em termo de compromisso assinado com o BC;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito;
- grupos de consórcio extintos.
Na segunda fase do programa, em 2 de maio, as consultas incluirão as seguintes fontes de recursos:
- cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso;
- contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível;
- contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários;
- demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.
Balanço
Segundo os dados mais recentes do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 27,5 milhões de pessoas físicas e cerca de 270 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.
A maior parte dos recursos esquecidos, no entanto, é de pequeno valor. De acordo com o próprio BC, saldos de até R$ 1 correspondem a 42,7% dos casos e montantes de até R$ 10 concentram 69,8% do total.
Calendário
Após a primeira rodada de consultas no site Valores a Receber, o Banco Central reabriu o calendário de agendamento. Segundo o órgão, isso ocorreu porque as instituições financeiras atualizaram as informações e liberaram mais valores esquecidos pelos correntistas.
Pelo novo calendário, o correntista poderá agendar o saque a qualquer hora da data informada, em vez de entrar em horários determinados pelo sistema. As novas datas de liberação são as seguintes:
Ano de nascimento Data de liberação Até 1947 28/3 1948 a 1954 29/3 1955 a 1959 30/3 1960 a 1963 31/3 1964 a 1967 1/4 Repescagem até 1967 2/4 1698 a 1971 4/4 1972 a 1975 5/4 1976 a 1979 6/4 1980 a 1981 7/4 1982 a 1983 8/4 Repescagem até 1968 a 1983 9/4 1984 a 1985 11/4 1986 a 1988 12/4 1989 a 1992 13/4 1993 a 1997 14/4 A partir de 1988 15/4 Repescagem de 1984 em diante 16/4
Como pedir o saque de valores esquecidos
O agendamento do saque pode ser feito das 4h às 24h, no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central para a consulta e o agendamento da retirada de saldos residuais.
Após o pedido de saque, a instituição financeira tem até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.
Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.
Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:
Passo 1: Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.
Passo 2: Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.
Passo 3: Ler e aceitar o termo de responsabilidade
Passo 4: Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:
“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).
Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.
*com informações da Agência Brasil