Na tarde de terça-feira (28), o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, se reuniu, em São Paulo, com o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, para discutir a implantação de um Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) em Mogi das Cruzes.
A intenção da Prefeitura é que a unidade de policiamento ostensivo seja implantada no Polo Municipal de Segurança, que está sendo construído no distrito de Jundiapeba e deverá ser entregue no primeiro semestre do ano que vem.
“Nós trouxemos a planta do local onde pretendemos que seja instalado o Baep e continuamos trabalhando para que essa unidade seja implantada”, disse Marcus Melo, que esteve acompanhado dos secretários municipais Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança) e Daniel Teixeira de Lima (Verde e Meio Ambiente), além do presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai.
Com investimento de R$ 1,1 milhão, o Polo de Segurança também terá base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com local para a prática de tiro, e espaço para o canil da Guarda Municipal. Segundo a Prefeitura, os trabalhos já têm 12% de seu cronograma concluído e a empresa responsável está iniciando as fundações das obras.
Em junho, o deputado estadual Marcos Damasio (PR) esteve com o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano Doze (CPA/M12) Wagner Tadeu Silva para conversar sobre a viabilidade da construção do Baep em Mogi das Cruzes.
O que torna o projeto possível é o fato de o governador João Doria (PSDB) já ter anunciado que pretende criar 17 Baeps no estado, chegando a dizer, inclusive, que o Alto Tietê receberá uma unidade.
Como visto, a Prefeitura colocou-se à disposição para erguer a estrutura no Polo de Segurança de Jundiapeba. A Polícia Militar, por sua vez, elaborou um projeto básico da unidade, que já foi encaminhado para avaliação.
Damásio afirmou que o objetivo é se adiantar ao cronograma do Estado, apresentando o projeto e a área para concretização da unidade. “O comandante me informou em primeira mão que estes trâmites mais burocráticos já foram iniciados e vamos unir forças para que o Baep funcione em nosso Polo de Segurança”, completou o deputado.
Sobre os Baeps
Os Baeps foram criados pelo Governo do Estado para combater o crime de maneira mais ostensiva. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
Atualmente existem 9 BAEPs no Estado de São Paulo, cinco no interior, dois na região metropolitana e dois na capital.
- 1.º BAEP – Sediado na cidade de Campinas, área sob a circunscrição do CPI-2
- 2.º BAEP – Sediado na cidade de Santos, área sob a circunscrição do CPI-6
- 3.º BAEP – Sediado na cidade de São José dos Campos, área sob a circunscrição do CPI-1
- 4.º BAEP – Sediado na cidade de São Paulo, extremo Leste da Capital, área sob a circunscrição do CPA/M-4
- 5.º BAEP – Sediado na cidade de Barueri, região metropolitana oeste, área sob a circunscrição do CPA/M-8 [3][4][5]
- 6.º BAEP – Sediado na cidade de São Bernardo do Campo, área sob a circunscrição do CPA/M-6
- 7.º BAEP – Sediado na cidade de São Paulo, na zona central, área sob a circunscrição do CPA/M-1
- 8.º BAEP – Sediado na cidade de Presidente Prudente, no Oeste Paulista, área sob a circunscrição do CPI-8
- 9.º BAEP – Sediado na cidade de São José do Rio Preto, área sob a circunscrição do CPI-5