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Auxílio Doença: veja a documentação necessária e como dar entrada no benefício do INSS


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O Auxílio Doença (Benefício por Incapacidade Temporária) é destinado à pessoa que comprove, por meio de perícia médica, por mais de 15 dias seguidos, estar incapaz para o trabalho ou atividade habitual de forma temporária. A solicitação é iniciada pela internet e, durante a análise, o solicitante poderá ser convocado para perícia médica.


O segurado precisa comprovar que sua atual condição exige um repouso superior a 15 dias seguidos. O benefício é concedido de forma temporária.

Caso seja comprovado o comprometimento permanente, o segurado poderá ter direito à aposentadoria por invalidez. É necessário, porém, que o trabalhador tenha realizado a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por pelo menos 12 meses. A exceção são casos de doenças profissionais ou acidentes de trabalho.

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Como dar entrada no auxílio doença?

  1. A abertura da solicitação deve ser realizada online por meio do aplicativo ou site do INSS
  2. Depois o beneficiário deverá clicar na opção Pedir Benefício por Incapacidade
  3. Na sequência, será preciso aguardar o agendamento da perícia. Em alguns casos, o comparecimento ao INSS não será necessário

Documentação necessária

  • Obrigatória:
    • Número do CPF.
  • Se for procurador ou representante legal:
    • Procuração pública  e Termo de Responsabilidade ou particular; 
    • Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
    • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
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Para a perícia médica é necessário que o trabalhador apresente atestado médico que comprove a condição, data de emissão do documento, data de início do repouso, prazo de repouso estimado, assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação e informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID).

Como acompanhar o pedido

  • Entre no Meu INSS
  • Clique no botão Consultar Pedidos
  • Encontre seu processo na lista
  • Para ver mais detalhes, clique em Detalhar

Para maiores informações o trabalhador pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

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