Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Aproximadamente 4 milhões de pessoas, de mais de 4 mil cidades do país, que receberam parcelas do Auxílio Brasil em 2022 tiveram seus dados vazados de forma indevida e podem ter direito de receber uma indenização de até R$ 15 mil.
O Auxílio Brasil é o benefício que foi criado pelo governo federal – durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, para substituir o Bolsa Família, que foi recriado em 2023, após Lula voltar ao poder.
Uma ação judicial relacionada ao vazamento dos dados dos beneficiários do Auxílio Brasil foi iniciada pelo Instituto Sigilo. Em setembro, a 1ª Vara Cível Federal de São Paulo acatou o pedido do instituto e determinou o pagamento de uma indenização de R$ 15 mil a cada beneficiário afetado.
O Instituto Sigilo disponibilizou um portal onde os beneficiários podem consultar se seus dados foram vazados e se tem direito a receber a indenização.
Os cidadãos podem verificar as informações selecionando a opção “Conferir se tenho direito” no portal sigilo.org.br. Depois será necessário informar dados pessoais, como nome, e-mail, CPF e telefone.
Vale ressaltar que o processo para recebimento da indenização não é automático e nem imediato. Cada beneficiário que teve os dados expostos terá, ainda, que buscar um advogado para executar a sentença.