O governo federal publicou, no Diário Oficial da União da última quinta-feira (30), o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil 2022.
Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês.
Para receber os valores, o beneficiário deve ir até a Caixa Econômica Federal ou se dirigir a uma casa lotérica. O pagamento é feito com o Cartão do Cidadão, usado no Bolsa Família. Também é possível receber por meio do Caixa Tem. Para isso, no entanto, é preciso gerar senha.
Vale ressaltar que as parcelas mensais do Auxílio Brasil ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. As famílias podem verificar o valor do benefício no extrato de pagamento.
A terceira e próxima parcela do substituto do Bolsa Família começará a ser paga no dia 18 de janeiro. Confira abaixo.
Em dezembro, o governo pagou o benefício a 14,5 milhões de famílias que já estavam cadastradas no Bolsa Família e não há, por enquanto, garantia de expansão do programa para o adicional de 2,7 milhões de famílias, que devem ser escolhidas do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Para saber se tem direito ao Auxílio Brasil, o responsável familiar pode usar seu CPF nos canais oficiais do governo federal. Mensalmente, a Dataprev faz um pente-fino nos auxílios para verificar se todos ainda se encaixam nas regras do programa.
Em caso de dúvidas sobre o Auxílio brasil, o governo oferece três canais de atendimento: pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania, pelo número 111 da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo Auxílio Brasil.
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