A Secretaria de Saúde de Arujá informou que monitora a primeira notificação suspeita de coronavírus (COVID-19) do município, registrada na noite de terça-feira (2).
De acordo com a administração municipal, a paciente, de 23 anos de idade, passou a apresentar os sintomas no último dia 26, foi atendida no Pronto Atendimento Central e já está em isolamento domiciliar. O material para exame foi coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.
Segundo as informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica, a arujaense não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas sintomáticas que estiveram no exterior. Embora esteja bem, a paciente ficará em isolamento até que o resultado dos exames seja informado pelo instituto.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo rigorosamente seguidos pelas equipes. “A Pasta já vinha, inclusive, ampliando a comunicação com os estabelecimentos de saúde e hospitais do município e divulgando as dicas de prevenção, que são as mesmas adotadas para outras doenças de transmissão respiratória”, informou a Prefeitura.
“Trata-se de uma suspeita. As pessoas devem manter a calma, acompanhar as informações nos canais oficiais e evitar as fakes news, que podem gerar pânico e trazer dificuldades ao trabalho de conscientização que precisa ser realizado. A situação segue sob controle e o momento é de tomar os cuidados necessários e prevenir”, pontua a secretária Carmen Pellegrino.
Alto Tietê
Com a nova suspeita registrada em Arujá, o Alto Tietê soma, atualmente, quatro casos suspeitos de infecção pelo coronavírus.
No dia 28 de fevereiro, a Prefeitura de Suzano anunciou que estava monitorando três suspeitas em pacientes mulheres – com 24, 25 e 32 anos – que chegaram da Europa (Espanha e França) com sintomas de gripe. No entanto, após resultados dos exames, uma das suspeitas já foi descartada pelo município.
Já na última segunda-feira (2) foi a vez da Prefeitura de Mogi das Cruzes informar sobre um novo caso suspeito de coronavírus – em janeiro, a administração municipal já havia monitorado um casos suspeito, mas que acabou sendo descartado. A nova paciente faz parte de um grupo do Alto Tietê que viajou pela Espanha e França durante o Carnaval. Apesar dos sintomas, ela está bem e deve permanecer em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias.
Veja também:
- Mogiana que vive na Itália conta como está a situação no país com o coronavírus
- Empresa Suzano doa 200 mil máscaras à China para ajudar no combate ao coronavírus