Categorias
BRASIL

Aposentadoria por idade 2024: saiba quanto tempo falta para você se aposentar



Desde a Reforma da Previdência, realizada no Brasil em 2024, muita gente ainda tem dúvidas com relação a como calcular quanto tempo falta para dar entrada na tão sonhada aposentadoria por idade no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).



Atualmente, as regras para a maior parte dos trabalhadores permitem que mulheres se aposentem com 62 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de contribuição, enquanto homens devem possuir ao menos 65 anos de idade e 20 de contribuição. 

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Os trabalhadores que já contribuíam antes da aprovação da Reforma da Previdência (2019) integram um regime de transição nas regras da aposentadoria com alterações previstas para todos os anos, até 2031.



As regras de transição determinam que, a cada ano, a idade mínima para requerer a aposentadoria deve aumentar seis meses em relação ao regime anterior. Desta forma, e 2024, as mulheres precisam ter, pelo menos, 58 anos e 6 meses de idade para se aposentar. Já para os homens, a idade mínima é de 63 anos e 6 meses. O tempo mínimo de contribuição passou a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. 



A regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade também mudou. A pontuação mínima exigida é de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.

Calculadora do INSS

O INSS lançou um simulador que permite aos brasileiros descobrir quantos anos ainda será preciso trabalhar antes de se aposentar. O cálculo é realizado com a média de todos os salários de contribuição, a partir de julho de 1994. O trabalhador receberá 60% dessa média com o acréscimo de 2% por ano que exceder 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres e 20 anos de tempo de contribuição para os homens.

A simulação pode ser feita por meio do aplicativo ou site Meu INSS, na opção “Simular Aposentadoria”. É possível saber quantas contribuições faltam para ter direito, ou quanto tempo falta para as idades mínimas, em sete cálculos diferentes de acesso à aposentadoria por idade ou à aposentadoria por tempo de contribuição.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: