Após sete anos de operação em Guararema, a tradicional Maria Fumaça (Locomotiva 353) passará por um processo de revitalização na cidade de Cruzeiro, no interior paulista.
A locomotiva a vapor, que permaneceu estacionada na Estação Ferroviária Guararema, no centro da cidade, foi desmontada para ser içada por guindastes e acomodada em três carretas, que farão o transporte até a oficina da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
De acordo com a Prefeitura de Guararema, enquanto uma carreta levará a caldeira, que pesa aproximadamente 30 toneladas, outra levará o longeirão (estrutura do “chassi” e rodas), que pesa cerca de 50 toneladas, e uma terceira conduzirá o tender (vagão que transporta o carvão), com peso aproximado de 25 toneladas.
“É uma operação importante, pois é uma máquina de 1927, ou seja, uma máquina que tem 97 anos de vida. Mas, com o apoio de equipes de logística, manutenção, segurança e trânsito, vamos transportá-la em segurança até a oficina da ABPF, que vai revitalizá-la completamente, com a confecção e instalação de peças artesanais, nova pintura e muito mais”, disse o prefeito de Guararema, o Zé.
Os passeios de trem turístico, que conectam o centro da cidade à Vila de Luís Carlos, seguem sendo realizados normalmente, sempre aos sábados e domingos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Guararema? Entre em nosso Grupo no WhatsApp