Os contribuintes de Mogi das Cruzes que optaram pelo adiamento da parcela de maio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) têm até o dia 15 de outubro para fazer o pagamento. O vencimento foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Secretaria Municipal de Finanças lembra que é necessário imprimir a segunda via da parcela para que o documento seja emitido com a nova data. Se o contribuinte utilizar a lâmina do carnê enviado no início do ano, o banco ou internet banking não identifica o adiamento e haverá cobrança de juros e multa.
Para obter a segunda via é necessário acessar o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes e preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU, e o número do CPF do proprietário.
Os contribuintes devem ficar atentos ainda aos vencimentos das parcelas de junho e julho, que também foram adiados. Confira abaixo.
- Parcela de maio: vencimento até 15 de outubro de 2020
- Parcela de junho: vencimento até 16 de novembro de 2020
- Parcela de julho: vencimento até 15 de dezembro de 2020
De acordo com a Prefeitura, essas datas são específicas para as parcelas que tiveram o vencimento adiado. As parcelas de outubro e novembro seguem as datas que constam no carnê do IPTU.
Manter o pagamento do IPTU em dia é importante para obter um desconto de até 10% no ano seguinte. O contribuinte que estiver em dia com o imposto até 1º de novembro de 2020 terá direito a 5% de desconto em 2021. E quem optar pelo pagamento à vista terá mais 5%, totalizando um abatimento de 10%.