O Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, será reaberto ao público nesta sexta-feira (21), após 17 dias de interdição total por conta do transbordamento dos lagos, ocasionado pelas chuvas. A informação foi divulgada pela Prefeitura.
De acordo com a administração municipal, desde a última quinta-feira (13), o local vem recebendo um mutirão de limpeza e revitalização, executado de forma conjunta pelas Secretarias Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal; de Serviços Urbanos e Zeladoria; de Saúde e Bem-Estar e; e de Mobilidade Urbana e Trânsito.
As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria providenciaram a limpeza dos espaços de utilização comum, como pistas de caminhada, bancos, quiosques e demais locais de convivência, pintura em bancos, bebedouros, banheiros e muretas das quadras esportivas e da manutenção em pisos. O foco foi a remoção completa dos resíduos identificados após o nível das águas baixar.
Segundo a Prefeitura, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal providenciaram podas corretivas em todas as árvores do local, com a supressão de 13 árvores mortas, para evitar o risco de queda, a limpeza dos galhos baixos e poda de elevação nas trilhas e caminhos de pedestres, além do corte da vegetação no entorno de placas de sinalização.
Por parte da Secretaria de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) verificou e sanou questões relativas à carrapatos, pernilongos e percevejos, tidos como pragas urbanas, informou a administração municipal, acrescentando que a parte elétrica do parque também recebeu revisão, com atenção especial às luminárias.
Já a Secretaria de Mobilidade Urbana e Trânsito trabalha na revitalização da sinalização do parque, em especial a de solo, tanto na parte interior como no estacionamento.