O governador João Doria realizará um pronunciamento ao vivo nesta quarta-feira (3) para atualizar informações sobre o combate à pandemia de Covid-19 em todo o estado. Veja também: assista ao vivo ao pronunciamento de João Doria desta sexta-feira (9/4)
Com o aumento generalizado de contaminações, internações e mortes por Covid-19, a expectativa é de que, seguindo recomendações da equipe do Centro de Contingência do Coronavírus, Doria anuncie novas restrições ao Plano SP, podendo inclusive colocar todo o Estado na fase vermelha, a mas restritiva do plano de retomada das atividades.
“O momento é de união e mobilização diante de uma circunstância gravíssima como essa. As duas piores semanas desde o início da pandemia estão por vir, nós temos que estar preparados. Não podemos estar ausentes, indiferentes, tratarmos isso com frieza ou debaixo de pressões que não sejam exclusivamente pela proteção à vida”, disse ontem o governador, em reunião com mais de 600 prefeitos de diversas cidades paulistas.
O Governo do Estado reforçou aos Prefeitos que São Paulo possui 7.415 pacientes internados em UTIs, número recorde desde o início da pandemia. “Se não aplicarmos medidas mais restritivas, teremos onze dias até um colapso em nosso sistema de atendimento hospitalar”, afirmou o Secretário da Saúde, Jean Gorintcheyn.
A coletiva de imprensa de hoje do governo estadual terá início às 12h45 e poderá ser acompanhada ao vivo através do player abaixo:
O Estado de São Paulo registrou, na terça (2), 60.014 óbitos e 2.054.867 casos confirmados durante toda a pandemia. Entre o total de casos diagnosticados de Covid-19, 1.841.560 pessoas estão recuperadas, sendo que 203.776 foram internadas e tiveram alta hospitalar.
As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 75,5% na Grande São Paulo e 74,3% no Estado. O número de pacientes internados é de 16.635, sendo 9.225 em enfermaria e 7.410 em unidades de terapia intensiva, conforme dados desta terça-feira.
Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 628 com um ou mais óbitos.
Plano SP
A 23ª reclassificação de regiões no Plano São Paulo foi anunciada na última sexta-feira (26). A atualização fez algumas regiões regredirem e apenas uma avançar de fase da quarentena.
Além da região metropolitana de São Paulo – que inclui Mogi das Cruzes e as demais cidades do Alto Tietê -, as regiões de Campinas, Sorocaba e Registro foram da fase amarela para a laranja, enquanto Marília e Ribeirão Preto passaram da fase laranja para a vermelha. Já a região de Piracicaba evoluiu da fase laranja para a amarela. Veja no mapa abaixo.
Municípios em áreas de fase amarela podem permitir 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
Na etapa vermelha, de restrição máxima, só há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.