Categorias
MOGI DAS CRUZES

Alunos de escolas municipais e estaduais de Mogi voltam às aulas na próxima semana



Na próxima semana, cerca de 47 mil alunos voltam às aulas em escolas municipais de Mogi das Cruzes, enquanto aproximadamente 3,4 milhões de alunos retornam às aulas na rede estadual de São Paulo.



Nas unidades do Estado, o início está previsto para segunda-feira (3), ao passo que, nos colégios municipais, o retorno acontece na terça (4).



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a partir do primeiro dia de aula, começarão a ser entregues gradativamente os kits de material escolar e uniformes. Para facilitar o contato com a escola, os pais contam com a Carteirinha de Identificação Estudantil, que disponibiliza informações online sobre os alunos.



Já o Governo de São Paulo preparou um acolhimento para os alunos. Trata-se de uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a unidade e funcionários, fortalecendo a conexão entre eles. Sendo assim, o primeiro dia de aula será voltado para dinâmicas em grupo, conduzidas pelos próprios alunos, para o registro dos sonhos. A ideia, segundo o governo estadual, é que os educandos sejam estimulados a pensarem sobre os passos que precisarão seguir para concretizar o que desejam, assumindo uma postura protagonista na sua trajetória escolar.



Confira algumas dicas para começar o ano focado nos estudos:

Defina horários para dormir e acordar

A rotina de alunos e responsáveis muda durante o período das férias escolares, mas faltando apenas alguns dias para o início do ano letivo é preciso que os estudantes tenham um horário definido para dormir e acordar, já pensando na rotina das aulas. Dessa forma o organismo vai se readaptando.

Organize os materiais e roupas

Mesmo com planejamento, o primeiro dia de aula pode ser um pouco corrido, por isso deixar separado o material escolar e até mesmo a roupa pode garantir alguns minutos extras antes de sair para escola sem atraso.

Revise o conteúdo

Também é comum que alguns conhecimentos aprendidos durante o ano fiquem adormecidos nas férias. Por isso uma releitura dos cadernos do ano passado pode ser de muita ajuda. Mesmo que de forma simples as revisões podem ajudar o cérebro despertar o conhecimento já adquirido e assimilar com mais facilidade as matérias novas.

Use a tecnologia a seu favor

É impossível separar esta geração da tecnologia, por isso use a internet ao seu favor. Converse com os professores sobre sites confiáveis que podem ser acessados para complementar a educação. Já os pais ou responsáveis não devem travar uma “guerra” contra celulares, e sim, definir horários para utilizá-los, sem atrapalhar tarefas e estudos.  E lembre-se: livro ainda é o principal material didático!

Mantenha comunicação com a escola

Para garantir o melhor aproveitamento das aulas, tanto alunos e responsáveis devem manter uma comunicação clara e constante com a escola. Os estudantes dentro de sala de aula devem ser incentivados a conversar e tirar dúvidas com os professores.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *