Três alunos da APAE de Mogi das Cruzes participação de uma competição de natação convencional – aberta a todos os nadadores, paratletas ou não – no próximo sábado (14), na piscina olímpica do Corinthians, em São Paulo (SP).
Stella de Mattos Correa, de 24 anos; Gabriel de Souza Ghitelar Pedro, de 18; e Weslei Gonçalves, de 29; estão na maior expectativa para o grande dia. “Como sempre, ficam ansiosos para chegada do evento, porém bem confiantes”, contou a diretora da APAE, Ana Paula Nogaroto.
Os três são empenhados no esporte e treinam aproximadamente quatro vezes por semana. Não é à toa que participarão das quatro modalidades propostas.
O grupo possui um excelente histórico de resultados nas Olimpíadas Especiais das APAES, edição estadual, ocorrida em 2018, na cidade de Franca (SP). Na competição – que reuniu 800 pessoas entre atletas, técnicos e acompanhantes das APAES do estado de São Paulo – Gabriel e Weslei conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata e Stella três de ouro. Os jovens também foram classificados para participar da competição nacional ocorrida em dezembro de 2018, na cidade de Canoas (RS).
O Troféu Thiago Pereira trata-se da única opção que reúne no mesmo evento atletas paraolímpicos e convencionais. “É muito importante que a pessoa com deficiência usufrua dos mesmos espaços que todos nós, que mostrem seus potenciais. A iniciativa de promover um evento para todos, sem distinção, nos mostra que estamos caminhando para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP (Federação das APAES do Estado de São Paulo), entidade que batalhou pela inclusão dos três jovens na competição.
O Troféu incentiva que os atletas nadem os quatro estilos nas quatro provas, em sua respectiva categoria. Além da premiação individual por prova, os que conseguirem as melhores marcas somadas no borboleta, costas, peito e crawl serão os vencedores do Troféu. “Estamos otimistas com os resultados pois, sabemos que eles têm se preparado para isso, porém já o consideramos vitoriosos pela luta que travam todos os dias nos treinos e na vida”, completa Cristiany.