Categorias
ALTO TIETÊ

Alto Tietê registra aumento de pacientes com sintomas respiratórios



Os municípios da região do Alto Tietê vêm registrando um aumento considerável nos atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde nos últimos dias, segundo informações do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).



Dados levantados pela Câmara Técnica de Saúde do consórcio intermunicipal apontam um aumento que varia de 30% a 60% nos registros de atendimentos nos municípios, tanto para crianças como para adultos.



De acordo com a coordenadora, Adriana Martins, estes dados são preocupantes e a melhor forma de controlar a disseminação de doenças respiratórias é a manutenção das medidas não farmacológicas como uso de máscara facial, álcool em gel e distanciamento. “Os municípios estão realizando os atendimentos e monitorando os casos, mas a população precisa estar consciente de que a pandemia não acabou, que a ômicron, nova cepa da Covid-19, já está circulando no Brasil em transmissão comunitária e que as medidas de proteção são fundamentais para evitarmos o contágio”, disse ela.



Ainda segundo o Condemat, a condição do estoque do medicamento Oseltamivir, que é administrado em casos de sintomas respiratórios como medida de diminuição de agravos e, consequentemente, controle da transmissão viral, também foi destacada como um fator preocupante para os gestores. Na maioria dos municípios da região o estoque do medicamento está em baixa e não há previsão de novos envios por parte do Governo de SP.



“Tudo isso reforça a necessidade de mantermos a cautela e continuarmos a seguir os protocolos como uso de máscaras faciais, uso do álcool em gel para higienização frequente das mãos e, apesar de ser um período de festas, ainda é preciso evitar aglomerações para que todos estejam protegidos”, afirmou Adriana.

O Condemat informou que enviou um ofício ao Governo do Estado expondo a preocupação com o aumento dos atendimentos e solicitando abastecimento do medicamento, bem como a realização de campanha de conscientização para que a população mantenha as medidas protetivas.

Mogi das Cruzes

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que está intensificando as opções de atendimento aos pacientes com síndrome gripal. Quatro unidades de referência para o novo coronavírus – Alto Ipiranga, Jardim Camila, Vila Suíssa e Ponte Grande – também estão atendendo casos de gripe sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

O objetivo é oferecer alternativas aos mogianos que apresentarem sinais mais graves da doença, já que os casos leves podem ser monitorados em casa, evitando grandes aglomerações.

As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do Rodeio, Oropó e Jundiapeba, o PA Jardim Universo, o PA do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e o Pró-Criança completam as opções de atendimento. 

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: