Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Neste sábado (18), será realizado, em Mogi das Cruzes, o ‘Afogado do Povo’, tradicional evento da Festa do Divino Espírito Santo, que chega ao fim no domingo (19).
O prato típico será distribuído gratuitamente para cerca de 7 mil pessoas, no espaço da quermesse, no Mogilar. A distribuição terá início por volta das 12h, logo após à Entrada dos Palmitos.
De acordo com o coordenador do Afogado do Povo, Bruno Andreucci Torres, serão utilizados 30 panelões para cozinhar a iguaria mais aguardada pelos devotos. A ação contará com a participação de aproximadamente 100 voluntários, entre homens e mulheres de diferentes idades, que se revezam nos períodos da manhã, tarde e noite.
“Para mim, é o ponto mais alto da Festa, primeiro porque ocorre após à Entrada dos Palmitos, culturalmente marcante, segundo porque estamos entregando comida de graça. Estamos alimentando o povo, dando a energia que ele precisa. A comunidade entende que é um prato santo, abençoado, envolto de tanta fé, que vai curar pessoas. Ele transcende o Município, pois é até levado para várias cidades da Região do Alto Tietê. É a fé no Divino Espírito. Cada um reza, pede e tem o entendimento do significado desse tradicional prato”, diz Bruno, que há 25 anos participa do Afogado do Povo da Festa do Divino – como coordenador, desde 2018.
Para preparar o Afogado do Povo serão necessários 1.200 quilos de carne, 900 quilos de batata, 300 quilos de cebola, 300 quilos de tomate, 60 quilos de jiló, 75 quilos de pimentão verde, 90 unidades de salsão, 60 maços de salsinha, 60 gramas de loro, 6 quilos de pimenta branca, 6 quilos de pimenta preta, 30 litros de óleo, 30 quilos de alho descascado e 60 quilos de sal.
De acordo com o coordenador, não há um horário específico para terminar a ação. Os pratos serão servidos gratuitamente até se esgotarem. “Para se ter uma ideia, no ano passado, a primeira pessoa chegou ao local às 6h30, e a fila começou a se formar. Mas começamos a servir somente após à Entrada dos Palmitos. Não temos um horário limite. E até quando houver a comida. Em 2023, servimos até às 16h30”, completa Bruno.
A Quermesse da Festa do Divino está localizada no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar” (com acesso pela Avenida Cívica), no Bairro do Mogilar.