Categorias
MOGI DAS CRUZES

Acolhimento no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi, se estende até domingo



O acolhimento provisório para pessoas em situação de rua montado no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos continuará operando neste final de semana, informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Após avaliar a situação, a Secretaria Municipal de Assistência Social decidiu estender o funcionamento.



A previsão é que, a partir de segunda-feira (9), o serviço deixe de operar. Segundo a administração municipal, com o aumento das temperaturas, houve queda na busca e adesão por acolhimento por parte das pessoas em situação de rua



A Prefeitura de Mogi reforçou que, mesmo com o encerramento do acolhimento provisório no ginásio, a Operação Inverno terá continuidade, com abordagem à população de rua e oferta de encaminhamento para os acolhimentos convencionais, que seguem operando.  



O serviço de Abordagem Social à População de Rua funcionará em caráter 24 horas até este sábado. Depois, no sábado e domingo, será mantido até a meia-noite. Já na próxima semana, a abordagem deve ser realizada das 8h às 22h.



A redução na carga também deriva da melhora nas temperaturas. A abordagem foi mantida em regime de 24 horas por uma semana inteira, para atender a demanda aumentada do frio.  Nos últimos dias, contudo, as equipes já constataram uma diminuição na aceitação do acolhimento durante a madrugada, segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Nesta sexta-feira, no sábado e no domingo, portanto, o acolhimento provisório no Ginásio Municipal segue ocorrendo, sempre com a acolhida a partir das 19h. No local, as pessoas em situação de rua têm não só uma cama para dormir, como também podem tomar banho, se alimentar, recebem roupas e agasalhos em doação e têm até um espaço de convivência, onde podem assistir televisão. Animais de estimação também são aceitos no local.  

A Secretaria Municipal de Assistência Social mobilizou toda a equipe para atuar no local e a montagem do espaço contou com a participação de diversas Secretarias e setores da Prefeitura de Mogi.

A abertura do Ginásio é uma alternativa ao serviço já ofertado diariamente pela Assistência Social, que faz as abordagens, distribui cobertores àqueles que não aceitam a oferta do acolhimento institucional e encaminha os que aceitam para as unidades existentes na cidade. Não há registro de superlotação nessas unidades.

O serviço recebe apoio da Guarda Municipal, que está treinada e orientada para tal e deve ser acionada após o término do expediente das equipes da abordagem, pelo telefone 153.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP