Com o objetivo de auxiliar os empresários nesta fase de retomada das atividades, com horários e regras diferenciadas, a ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) elaborou a Cartilha Empreendedora, com informações a respeito das flexibilizações, dicas de marketing e vendas, assim como estratégias para fomentar as atividades e atrair os consumidores.
A Cartilha Empreendedora aborda aspectos que vão desde a inovação – como encontros online entre os clientes – até o treinamento das equipes para a nova realidade do mercado.
“O comércio, em sua maioria, permaneceu cerca de 100 dias fechado e está voltando agora com regras diferentes e uma série de exigências a ser cumprida. Isso significa que não dá para trabalhar como antes da quarentena, todos precisam se readequar ao momento”, afirmou o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.
“A proposta da Cartilha Empreendedora é justamente apresentar, ao comerciante, ações simples que podem fazer a diferença nesta retomada das atividades e na recuperação dos negócios”, acrescentou a vice-presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Na Cartilha Empreendedora há dicas gerais que valem para todos os negócios – como as inovações em portas de acesso e balcões para evitar a proliferação de vírus, estrutura financeira, administração de estoques, e-commerce e delivery -, assim como estratégias segmentadas para setores de hospedagem, restaurantes, academias e vestuário, esse último com apoio da consultora de moda Juliana Lopes.
“Procuramos destacar os segmentos de mercado e os aspectos de negócios que mais estão mudando com a pandemia, de forma simples e objetiva para ajudar os empresários”, concluiu a vice-presidente Fádua.
Os primeiros exemplares da Cartilha Empreendedora foram entregues em comércios da região central da cidade na última sexta-feira e a distribuição terá continuidade nos próximos dias, informou a ACMC. Em breve, o material também poderá ser acessado de forma online, no site da associação.