Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi diz que pandemia reduziu picos de usuários nos ônibus



Apesar de queixas dos mogianos com relação ao atual número de ônibus em circulação na cidade, o que estaria causando lotação em muitos deles, a Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou, na tarde desta quinta-feira (16), que o fluxo de usuários está mais bem distribuído devido às regras de isolamento impostos pela pandemia do novo coronavírus.



Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Transportes e pelo Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas aponta maior distribuição dos passageiros do transporte coletivo de Mogi das Cruzes ao longo do dia. Segundo a Prefeitura, o movimento é o contrário do que ocorria no período antes da pandemia, quando costumava haver grandes picos de usuários no início da manhã e no final de tarde. 



O estudo, que comparou o número de usuários que utilizaram os ônibus durante todas as segundas-feiras do ano, faz parte do acompanhamento contínuo realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Transportes do funcionamento do sistema de transporte coletivo da cidade.



“A Secretaria de Transportes realiza o acompanhamento da taxa de passageiros transportados diariamente, fazendo os ajustes sempre que necessário. Nas últimas semanas, já foi reforçado o atendimento nos corredores que atendem o distrito de Jundiapeba, a região do Conjunto Santo Ângelo, o bairro do Botujuru e a região da rodovia Mogi-Bertioga”, afirmou o prefeito Marcus Melo.



Atualmente, o sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes opera com 61% da frota de ônibus e o número de passageiros transportados equivale a 37,82% do que era transportado antes do início da pandemia, informou a administração municipal – nesta segunda-feira (13), o número de passageiros transportados foi de 4.873 passageiros entre 6h e 7h e de 4.468 passageiros entre 17h e 18h.

Ainda segundo dados da Prefeitura, em março, antes das medidas restritivas começarem, o número de passageiros transportados entre às 6h e 7h chegou a atingir 42.273 pessoas. Já em junho, o número caiu para 21.030 pessoas. No horário entre às 17h e 18h, a redução foi menor, mas ainda assim expressiva, passando de 35.400 para 19.576 passageiros no mesmo período.

A Prefeitura de Mogi afirmou que o “achatamento da curva” do transporte coletivo ajuda a evitar a lotação dos ônibus, o que é fundamental para o controle da pandemia. “Em Mogi das Cruzes, em comum acordo com os representantes de todos os setores econômicos, estabelecemos horários diferenciados para os diversos segmentos do comércio e de serviços. Essa distribuição das atividades ao longo do dia se mostrou acertada e estamos conseguindo distribuir o fluxo de passageiros nos ônibus”, disse Melo.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: