Categorias
MOGI DAS CRUZES

Ação leva cadeiras de rodas às ruas de Mogi para estimular respeito a pessoas com deficiência



A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta sexta-feira (3), a ação “Só um Minutinho”, de conscientização sobre o respeito às pessoas com deficiência e à utilização das vagas de estacionamento exclusivas para este público. O trabalho, que teve a participação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Copede), ocorreu na rua Coronel Souza Franco, no Centro e marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.



Seis cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamento comuns no trecho da rua Coronel Souza Franco entre as ruas Coronel Moreira da Glória e Doutor Deodato Wertheimer. De acordo com a administração municipal, a ação busca fazer com que os motoristas tenham a mesma sensação que as pessoas com deficiência experimentam quando as vagas exclusivas são utilizadas por pessoas que não têm este direito.



“As vagas exclusivas não são um privilégio. São um direito das pessoas com deficiência e estão em pontos tecnicamente definidos, de acordo com locais de interesse, estrutura de acessibilidade, entre outros fatores. O respeito a estas vagas é fundamental para termos uma cidade mais humana e acessível”, afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres, acrescentando que a ação tem um alcance maior que o da educação para o trânsito. “Leva ao respeito ao próximo, à empatia com o ser humano. Quando se consegue isso, o respeito às vagas exclusivas outros comportamentos são consequências”, concluiu.



A ação “Só um Minutinho” é a primeira de uma série de atividades de Educação para o Trânsito voltadas ao respeito às pessoas com deficiência. No início da próxima semana, operadores do sistema de transporte coletivo participarão de uma capacitação sobre o atendimento a este público. O trabalho contará com orientações teóricas e atividades práticas com especialistas no assunto.



Outra iniciativa a ser realizada para a conscientização da importância do tema será a verificação sobre a utilização correta das vagas destinadas a pessoas com deficiência, informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Mais informações sobre as atividades de Educação para o Trânsito desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: