Categorias
BRASIL

Abono salarial: veja o calendário do PIS Pasep 2024, que começa este mês



O abono salarial de 2024 começará a ser repassado aos trabalhadores neste mês de fevereiro. O benefício é referente ao PIS Pasep ano-base 2020.



Os pagamentos seguirão um calendário que evolui de acordo com o mês de nascimento, no caso do PIS (Programa de Integração Social), que é voltado a trabalhadores da iniciativa privada, e de acordo com o último dígito da inscrição, no caso do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), destinado a servidores públicos.



O PIS será pago pela Caixa Econômica Federal a cerca de 21,9 milhões de trabalhadores, ao passo que o pagamento do Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil e este ano será destinado a 2,72 milhões de servidores.



Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS Pasep há, pelo menos, 5 anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).



O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 108,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, previsto para R$ 1.413 no próximo ano, segundo o relatório setorial do Orçamento Geral da União de 2024.

Calendário PIS Pasep 2024

Nascidos emData do PIS
Janeiro15/2
Fevereiro15/3
Março e Abril15/4
Maio e Junho15/5
Julho e Agosto17/6
Setembro e Outubro15/7
Novembro e Dezembro17/8
Final da inscriçãoData do Pasep
015/2
115/3
2 e 315/4
4 e 515/5
6 e 717/6
815/7
917/8

Saque do PIS Pasep

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade.

Para receber mais novidades sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos grupos no FacebookTelegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: