Categorias
MOGI DAS CRUZES

Abastecimento de água no Jardim Vieira, em Mogi, será feito com caminhões-pipa



A partir de junho, o Jardim Vieira, na região do Taboão, terá abastecimento de água por meio de caminhões-pipa do Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Água e Esgoto).



De acordo com a Prefeitura, a iniciativa é uma medida provisória, enquanto a autarquia busca uma solução definitiva para o bairro, que é um núcleo urbano isolado na Serra do Itapeti, onde não há rede de abastecimento público.



Ainda segundo a administração municipal, por ser um loteamento isolado e distante da área urbana, a solução mais adequada para o Jardim Vieira é a implantação de um sistema autônomo de abastecimento, com poço, casa de química para tratamento da água e reservatório, como foi feito em bairros como Chácaras Guanabara. A Prefeitura acrescenta, no entanto, que não é possível, no momento, fazer estimativas precisas de valor e prazo, pois serão necessários estudos técnicos e projetos detalhados.



“Não é um processo simples: somente os estudos hidrológicos mostraram que a região do Jardim Vieira apresenta solo rochoso composto por quartzito, mármore, metacalcário e outros. Naquela região, estima-se profundidades elevadas para encontrar água de boa qualidade, segundo os levantamentos preliminares”, diz o diretor-geral do Semae, Marcelo Vendramini.



A estimativa da administração municipal é que, levando em consideração a composição do solo e a profundidade do poço, os investimentos poderão exceder a ordem de R$ 2 milhões para criação de um poço e rede, sem considerar os custos de operação.

Além disso, é preciso da outorga do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão estadual, para permissão de perfuração e uso da água subterrânea.

A Prefeitura disse, ainda, que o atendimento ao Jardim Vieira será possível a partir do próximo mês porque o Semae concluiu ontem (19) a ligação de água para três prédios públicos da Estrada de Santa Catarina, em Cezar de Souza, que eram atendidos por caminhões-pipa e começarão a ser abastecidos pela rede de distribuição: Escola Municipal Rural Prof. Margareth Unger Lamas Rosa, Centro de Controle de Zoonoses e Centro de Bem Estar Animal.

A obra integra a setorização da região leste, que está em andamento com o objetivo de melhorar o abastecimento naquela área da cidade. Com isso, os caminhões que atendiam as três unidades poderão ser destinados ao Jardim Vieira.

“Apesar da dificuldade para abastecer o Jardim Vieira, devido à distância e às condições do solo, queremos prestar um serviço de qualidade à população, atuando de forma sustentável e melhorando as condições de vida de quem mora naquele bairro”, conclui Vendramini.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: