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Alunos de Suzano vencem concurso estadual de redação sobre mudanças climáticas



Governo de São Paulo anunciou os vencedores do concurso de redação sobre mudanças climáticas. As escolas estaduais vencedoras são de Bragança Paulista, Ribeirão Preto e Suzano. Já os segundos e terceiros colocados representam colégios de Caieiras, Carapicuíba, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José do Rio Preto e Taquaritinga. 



O concurso ‘Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo’, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, contou com a participação de 340 jovens, com idades entre 10 e 17 anos.



As redações abordaram questões como o desperdício de alimentos e sua relação com o clima, o papel das abelhas na manutenção do equilíbrio ambiental e a urgência de uma ação global contra as mudanças climáticas.



Foram escolhidos três vencedores de cada categoria. Do Ensino Fundamental I, os selecionados foram os alunos Isabela A., Jaime J. e Stephany L., do 5º ano, da Escola Estadual Dr. Francisco da Cunha Junqueira, de Ribeirão Preto. O tema da redação foi ‘Desperdício de alimentos e o clima’.



Já os vencedores do Ensino Fundamental II são da Escola Estadual Ismael Aguiar Leme, de Bragança Paulista. Os alunos Ana Clara C., Marina Cecília P. e Miguel S., do 9º ano, participaram do concurso com a tema ‘Abelhas: Por que impactam o meio ambiente e de que maneira ajudam nas mudanças climáticas’.

Por fim, os estudantes escolhidos do Ensino Médio são da Escola Estadual Carlos Molteni, de Suzano. Artur M., Heitor F. e Miguel C., da 1ª série, venceram com o tema ‘Mudanças climáticas: A urgência de uma ação global’.

De acordo com o governo estadual, as redações vencedoras foram avaliadas por sua criatividade, originalidade, profundidade de pesquisa e, acima de tudo, pela capacidade de comunicar de forma clara e emocionante a importância de uma ação imediata em defesa da Terra. 

O prêmio para os primeiros colocados, incluindo os alunos, orientadores e a escola, é um notebook para cada um. Os segundos colocados receberão tablets e os terceiros ganharão leitores de livros digitais.  

“Os textos não só abordaram temas relevantes, como também foram capazes de refletir a urgência e a necessidade de mudanças em nosso comportamento, nos mostram que as questões ambientais devem ser tratadas com a seriedade que merecem”, disse Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura do Estado de São Paulo. 

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