A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta terça-feira (5), uma reunião preparatória para a Operação Verão 2024/2025, cujo objetivo é minimizar os impactos que costumam ser causados pelas chuva nesta época do ano.
A ação será feita entre 1º de dezembro e 31 de março e, durante este período, a prioridade da cidade será o atendimento a emergências ocasionadas pelas chuvas.
De acordo com a administração municipal, nos meses de realização da operação, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes mantém contato contínuo com a Defesa Civil do Estado para o acompanhamento das condições climáticas e planejamento de ações a serem desenvolvidas. Além disso, o monitoramento das áreas de risco também é intensificado.
O trabalho da Operação Verão é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae de Mogi das Cruzes, Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar (PM-SP), Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) e da concessionária de energia elétrica EDP.
“Na verdade, já estamos em uma espécie de Plano Verão, porque a qualquer momento pode ocorrer um alerta ou um episódio de emergência causada pelas chuvas. Neste sentido, é realizado o monitoramento por meio do Centro de Operações Integradas (COI) e de vistorias aos locais considerados de risco, além do contato contínuo com a Defesa Civil para o acompanhamento da previsão do tempo e de alertas climáticos”, disse o coordenador da Defesa Civil de Mogi das Cruzes, Rene Oliveira.
Segundo o coordenador, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) finalizou neste ano uma revisão das áreas de risco de Mogi das Cruzes. O trabalho, que foi acompanhado pela Defesa Civil do município, mapeou e atualizou as áreas de risco, além de indicar medidas específicas para os locais.