Em três meses desde sua inauguração, a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista de Mogi das Cruzes já atendeu 220 pessoas, segundo dados divulgados pela Prefeitura. Inicialmente, elas passaram pela triagem, etapa que antecede o direcionamento para atendimentos clínicos, terapêuticos e educacionais, a depender da necessidade.
Os atendimentos clínicos e terapêuticos tiveram início em junho. Já o atendimento educacional, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, começará no segundo semestre do ano letivo.
A triagem na Escola Clínica TEA é feita por um neurologista e um psiquiatra. “Depois que é feita a triagem, as médicas solicitam as terapias. Então, fazemos contato com as famílias e marcamos os atendimentos, de acordo com as solicitações médicas”, explicou Mônica Souza, diretora da Associação Madre Esperança de Jesus – AME Jesus, organização da sociedade civil, responsável pelo atendimento clínico e terapêutico.
Localizada no Rodeio, a unidade é dedicada a moradores de Mogi das Cruzes e tem como prioridade, inicialmente, aqueles que estão matriculados nas Escolas Municipais e Creches Subvencionadas, nos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, além daqueles acompanhados pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP).
“A Escola Clínica é um grande avanço para nossa cidade. É uma estrutura diferenciada e especializa para o Transtorno do Espectro Autista. O retorno das famílias tem sido bastante positivo com o acolhimento feito pela equipe e os atendimentos”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Interessados em buscar atendimento para crianças, adolescentes ou adultos na Escola Clínica TEA de Mogi das Cruzes devem entrar em contato pelo telefone 4798-7461.