Quando alguém busca fazer um empréstimo pessoal, um dos pontos mais importantes que devem ser observados no momento da simulação é o valor da parcela que terá que ser pago todos os meses.
É necessário avaliar se, de fato, a parcela cabe no orçamento mensal da família. Caso contrário, há grande risco de acabar se complicando ainda mais financeiramente.
Uma das formas de conseguir uma parcela mais baixa é buscar instituições financeiras que ofereçam empréstimo com maior prazo de parcelamento. Isto porque, parcelando o valor total do empréstimo em mais vezes, naturalmente o valor da parcela será menor.
Vale ressaltar, entretanto, que quanto maior o prazo de parcelamento escolhido pelo cliente, maior será a taxa de juros cobrada pelo banco. É importante checar os encargos no momento da simulação.
Atualmente, existem bancos que liberam empréstimo pessoal para ser pago em até 72 vezes, ou seja, seis anos. O prazo de parcelamento para variar de acordo com o relacionamento do cliente com a instituição financeira.
Além disso, alguns bancos oferecem carência de até 60 dias (dois meses) para pagar a primeira parcela. Confira mais informações a seguir.