Em reunião com o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, nesta segunda-feira (18), o diretor superintendente do Sebrae, Wilson Poit, afirmou que pretende trazer à Mogi o projeto Empreenda Rápido, que oferece capacitação, microcrédito e monitoria para pequenos empresários, com aporte do próprio Sebrae e do Banco do Povo.
O objetivo, segundo Poit, é auxiliar os empreendedores com as orientações técnicas necessárias, os recursos e também a monitoria, que pode se estender por dois anos, com visitas semanais.
“Tem muitas pessoas que não conhecem os serviços do Sebrae ou não sabem que eles são gratuitos. Contamos com o apoio da Prefeitura para nos ajudar com essa projeção”, disse o diretor, lembrando ainda que, na semana que vem, haverá o mutirão do Sebrae, com todos os técnicos nas ruas, oferecendo orientação, formalização e apoio aos micro e pequenos empreendedores.
Na reunião, que aconteceu na sede da entidade, em São Paulo, Marcus Melo destacou a Semana do Empreendedorismo, que será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes, bem como necessidades locais, como cursos de capacitação, que poderiam vir a ser atendidas em parceria com o Sebrae.
O prefeito afirmou, ainda, que é necessário reforçar o conceito de empreendedorismo na administração pública, escolas e comércio.
Segundo a administração pública, os representantes do Sebrae garantiram que já há propostas em fase de elaboração ou até mesmo já em execução que atendem a esses propósitos e adiantaram, ainda, que pretendem desenvolver um trabalho que visa preparar os municípios para captarem recursos junto aos mais diversos fundos existentes.
Empreenda Rápido
De acordo com o Sebrae, o programa é baseado em seis módulos, com orientações, cursos e capacitações:
- Formalização e regularização: orientação para que o empreendedor possa formalizar seu negócio e abrir sua empresa com agilidade;
- Qualificação empreendedora: cursos do Sebrae-SP sobre como administrar o seu negócio;
- Qualificação técnica: cursos de qualificação profissional do Centro Paula Souza, por meio dos programas Via Rápida, SP Criativo e Novotec;
- Inovação, tecnologia e produtividade: cursos para criar e gerir soluções inovadoras e acessar o mercado por meio de parcerias com plataformas digitais;
- Acesso a crédito: acesso a linhas de microcrédito como o Programa Juro Zero, do Sebrae-SP, e financiamentos por meio do Banco do Povo e Desenvolve SP;
- Acesso a mercado: cursos para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Este módulo estará disponível em setembro e será exclusivo para os empreendedores que se capacitaram nos módulos anteriores do programa.