A menos de cinco meses para o primeiro turno das Eleições 2024, o cenário da corrida eleitoral em Mogi das Cruzes começa a ganhar forma, com a definição dos pré-candidatos a prefeito.
ATUALIZAÇÃO: clique aqui e confira a lista das candidaturas a prefeito e a vereador em Mogi das Cruzes registradas no TSE
O primeiro turno das Eleições é sempre realizado no primeiro domingo do mês e, este ano, está marcado para 6 de outubro. Já o segundo turno, se necessário, acontecerá no último domingo do mês, que será dia 27.
Quem pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições 2024 tinha até 6 de abril para se filiar a um partido político. Essa data-limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro.
Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Já o dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Em Mogi das Cruzes, ao menos três pessoas já se colocaram como pré-candidatas ao cargo de chefe do executivo municipal. A seguir (e em ordem alfabética), você vai conhecer um pouco mais sobre elas.
Vale ressaltar que, até agosto, novos pré-candidatos a prefeito de Mogi das Cruzes podem ser lançados pelos partidos. Neste caso, esta matéria será atualizada.
Caio Cunha (PODE)
Atual prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha é formado em tecnologia da informação e busca a reeleição pelo Podemos. Ele já foi vereador por dois mandatos, ambos pelo PV. Em 2018, disputou o cargo de deputado estadual do estado de São Paulo mas não foi eleito.
Em 2020, Caio decidiu trocar de partido para concorrer à Prefeitura de Mogi pelo Podemos. A eleição em Mogi das Cruzes teve um segundo turno pela primeira vez em 20 anos, no qual Caio Cunha venceu com 196.370 votos válidos (58,39%).
O pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Caio Cunha será o tenente-coronel Joel Chen, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.
Mara Bertaiolli (PL)
Ex-primeira-dama da cidade de Mogi das Cruzes, a educadora Mara Bertaiolli será a candidata a prefeita do PL (Partido Liberal), sob o aval do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
Desde que foi presidente do Fundo Social de Solidariedade, durante a gestão do seu marido – o ex-prefeito e atual conselheiro do TCE-SP, Marco Bertaiolli -, Mara se dedica a causas e projetos sociais – de 2000 a 2010, se dedicou, integralmente, ao Fundo Social de Solidariedade mogiano; já em 2014, fundou a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, da qual foi presidente até o início deste ano. Esta será a primeira eleição que Mara vai disputar.
O pré-candidato a vice-prefeito de Mogi das Cruzes na chapa de Mara Bertaiolli será o ex-secretário municipal de saúde, Téo Cusatis (PSD).
Rodrigo Valverde (PT)
O advogado Rodrigo Valverde é o pré-candidato a prefeito de Mogi das Cruzes do PT (Partidos dos Trabalhadores) nas Eleições 2024. Sua pré-candidatura foi oficializada em um evento realizado no último dia 13 de abril.
Valverde já foi vereador da Câmara de Mogi das Cruzes por um mandato, entre 2016 e 2020. Nas últimas eleições municipais (2020), ele se candidatou a prefeito pelo PT, porém, com 33.509 votos, ele não chegou a ir para o segundo turno.
A pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Rodrigo Valverde será Jane Gondim (PDT), esposa do ex-vereador e ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondim (Dr. Gondim).