Durante visita a Mogi das Cruzes na manhã desta sexta-feira (30), para anunciar a entrega de duas viaturas de resgate para o Corpo de Bombeiros, o secretário estadual de segurança pública, Guilherme Derrite, garantiu que a região do Alto Tietê ganhará, em breve, um BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).
Os BAEPs foram criados pelo Governo de SP para combater o crime de maneira mais ostensiva. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
“Nós vamos inaugurar esse BAEP aqui na região. Isso é certeza absoluta”, disse Derrite em audiência pública realizada na Câmara de Mogi das Cruzes e que contou com a presença de políticos e representantes das forças de segurança pública da região.
Segundo o secretário, o BAEP do Alto Tietê será viabilizado após a nomeação dos candidatos aprovados no concurso aberto recentemente pela PM/SP. “Esse concurso de 2.700 vagas de agora, quando eles se formarem é o start para que a gente possa ter efetivo suficiente para criar o BAEP”, afirmou o secretário, acrescentando que a Polícia Militar já realizou um estudo que contempla o novo batalhão na região.
O anúncio foi uma resposta a um pedido feito pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que, durante sua fala, solicitou o batalhão ao secretário, indicando uma área existente entre as cidades de Mogi das Cruzes e Suzano e que, antigamente, pertencia à Polícia Rodoviária. “Esta área da Polícia Rodoviária é imensa. Nós conseguimos trazer ela para a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a destinação desta área é um Centro de Operações de Segurança Pública. Eu acabei de conversar com o prefeito Caio Cunha e a área está disponível, esperando de braços abertos e coração estendido o nosso BAEP, que você pode trazer para a nossa região”, disse o deputado.
Segundo Derrite, entretanto, o local em que o BAEP será instalado ainda será definido. “A gente vai estabelecer um critério técnico. Vou ouvir a Polícia Militar, para que a gente posicione em um ponto estratégico. O BAEP é um batalhão de apoio dos batalhões territoriais, para ficar fácil o deslocamento para todos os municípios”, afirmou ele.
“O mais importante é que nós já provisionamos isso no nosso exercício orçamentário, já temos autorização do governador e certamente será o maior presente dos últimos anos para a região do Alto Tietê”, concluiu Guilherme Derrite.
Entrega de viaturas
Após a reunião de trabalho na Câmara, a comitiva partiu para o Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes para a entrega das duas novas viaturas de resgate.
“Essa é uma entrega possível porque os deputados federais aportaram uma grande fatia das emendas parlamentares no Corpo de Bombeiros e o compromisso do governador é investimento”, disse Derrite.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: